Irdeto e Sony anunciaram hoje terem fechado uma parceria para utilizar Denuvo como tecnologia anti-cheat nos consoles PlayStation 5.

A ferramenta anti-cheat da empresa estará disponível para os desenvolvedores implementarem em seus jogos para evitar que jogadores mal intencionados, ou apenas agentes do caos, trapaceiem em jogos tanto do PS5 quanto do PS4 retrocompatíveis.

Denuvo Anti-cheat brochure
Divulgação / Irdeto Denuvo

Ainda que o nome Denuvo cause arrepios em boa parte dos jogadores, geralmente a aversão é pelo Denuvo Anti-Tamper, software de segurança de DRM que causa impactos bem perceptíveis de desempenho em alguns títulos como nas primeiras versões de Mortal Kombat 11, antes do jogo passar por diversos patches de correção que aparentemente minimizaram o problema. A ferramenta anti-cheat que estará disponível para os desenvolvedores abrange não apenas trapaças em jogos competitivos, mas também ações escusas em jogos com microtransações, garantindo que esses jogos não sofram com fraudes em suas lojas online.

Apesar da parceria anunciada oficialmente tratar apenas de ferramentas anti-cheats, é bem provável que títulos muito grandes e esperados façam uso também da proteção de DRM da Denuvo, que por mais controversa que seja, ainda oferece um nível de proteção capaz de atrasar hackers e outros frequentadores da Bahia do Corsário ao menos durante a um pedaço considerável da janela de lançamento.