No ano passado, um dos principais temas envolvendo o mundo dos games foi a inclusão (ou não-inclusão) de crossplay de jogos multiplayer entre diferentes plataformas - em particular entre o PS4 e o Xbox One.

Embora a Sony tenha cedido e disponibilizado crossplay para jogos, Joe Hoebe da Blackmill Games, estúdio dos jogos de Primeira Guerra Mundial Verdun e Tannenberg, acha que a funcionalidade não deve se tornar lugar-comum tão cedo, por ainda não ter gerado interesse por parte de grandes estúdios.

(Embora admita que possa estar enganado)

"Prever o futuro é um negócio arriscado!", disse em entrevista ao site GamingBolt. "Para ser honesto, não parece que existem as condições ou ânimo certos entre os grandes estúdios para cross-platform ser um elemento significativo dos consoles de próxima geração neste momento, mas as coisas podem sempre mudar!"

Ainda assim, a possibilidade de conexões maiores entre jogadores é interessante para o futuro.

"Se acontecer de fato, será provavelmente uma daquelas coisas que parecem tão naturais que você começa a pensar como as pessoas conseguiam viver isso."

Com o advento de novos competidores e serviços, em particular o Google Stadia, é possível que o modelo atual seja radicalmente alterado, em particular com um sistema de multiplayer conjunto.