Antes de ganhar o nome oficial de Tetris Effect o título do novo game de Tetsuya Mizuguchi era Zen Tetris.

A revelação feita em uma entrevista ao site americano GameSpot reflete bem o resultado final: o jogo exclusivo de PlayStation 4 é mais uma celebração do que uma evolução da fórmula do clássico puzzle russo criado por Alexey Pajitnov.

Todas as fases e modos de jogo de Tetris Effect buscam intensificar a sensação hipnotizante de empilhar e organizar blocos para eliminá-los da tela e para isso ninguém poderia ser melhor do que Mizuguchi.

O criador de Rez e Lumines dá um toque especial ao misturar músicas eletrônicas emocionantes e envolventes com cenários cheios de efeitos especiais deslumbrantes.

Tudo isso se amarra ao jogo de Tetris no centro da tela, resultando em uma experiência única, que transcende a mera soma das partes - basta conferir os trailers para ter uma ideia do apuro sonoro e visual.

Divulgação

Às vezes, porém, o festival de cores cobra seu preço: há momentos em que tantos elementos aparecem se mexendo pela tela que é fácil perder o foco e se complicar no jogo, especialmente em níveis mais avançados, com velocidade maior.

Aliás, Tetris Effect traz ampla variedade de modos de jogo, mas o prato principal está no Journey, a campanha single player.

Lá você confere dezenas de cenários e músicas diferentes que depois servem de pano de fundo para os outros tipos de partida, que vão desde modalidades clássicas até o divertido Mystery, em que 'pegadinhas’ tentam te atrapalhar. Os efeitos incluem virar a tela de ponta cabeça, bombas pela tela, reorganizar peças aleatoriamente, remover funções de jogo e até fazer aparecer peças gigantes para encaixar.

Até mesmo nas opções de jogo o Tetris Effect reforça o aspecto 'zen’. Não há disputas diretas contra outros jogadores, as competições são sempre contra si mesmo, tentando quebrar um recorde ou vencer um desafio no tempo proposto. No máximo vemos aqui alguns rankings de pontuação para comparar com outras pessoas.

Divulgação

O mergulho nesse festival de tetriminos fica completo ao jogar o game em realidade virtual. A experiência passa longe de ser essencial para curtir o jogo, mas também é algo que complementa e reforça todos os pontos positivos de Tetris Effect. As sensações de isolamento e imersão causadas pelo visor VR são incríveis.

Não encare Tetris Effect como um jogo que tenta trazer algo de novo ao lendário quebra-cabeça. O título foca naquilo que Tetris faz de melhor e amplifica isso com tecnologia de ponta, tanto nos gráficos e parte sonora e até no uso de realidade virtual.

Divulgação
extras/capas/Tetris.Effect.10.29.Journey.Mode.Balloon.High.png
Tetris Effect
  • Lançamento

    09.11.2018

  • Publicadora

    Enhance Games

  • Desenvolvedora

    Enhance Games

  • Testado em

    PlayStation 4

  • Plataformas

    PlayStation 4

Nota do crítico