Astro’s Playroom é o Wii Sports do PlayStation 5.

Pode não parecer a olho nu, mas o controle DualSense esconde muitos segredos – e todos são devidamente revelados ao usuário neste jogo gratuito, que vem pré-instalado em todas as unidades do console. Mas ele é muito mais do que uma mera demo técnica.

A nova aventura do robozinho Astro é um jogo de plataforma engenhoso e carismático, que chega até a emocionar com uma sequência constante de homenagens a títulos clássicos e momentos históricos da marca PlayStation.

Nada discreto, Astro’s Playroom começa com o herói literalmente entrando em um PlayStation 5. A partir da Praça da CPU, é possível acessar quatro fases de plataforma inspirada por diferentes elementos do hardware – as Termas da Ventoinha, o Campo da Memória, a Estrada da SSD e a Selva da GPU.

Cada cenário tem um tema visual distinto e brinca com as capacidades especiais do controle DualSense de várias maneiras. A primeira fase, por exemplo, começa com Astro descendo por um toboágua em direção à praia. É preciso pegar o controle na mão para acreditar, mas é verdade: dependendo da superfície com a qual o protagonista está interagindo, a sensação passada pela vibração do DualSense é completamente diferente. Na água, ele parece fluir por entre os dedos; logo depois, uma combinação de sons e vibrações faz parecer com que a areia da tempestade está adentrando o controle.

Cada fase é maior do que aparenta em um primeiro momento, e o jogo parece usar o DualSense de uma maneira diferente a cada nova sala. Em um dos cenários, os gatilhos L2 e R2 controlam a ignição dos motores de um foguete, oferecendo grande resistência aos dedos. Em outro, os sensores giroscópios do controle ajudam Astro a mirar seu arco, ou então a subir uma parede de escalada através de movimentos laterais que controlam seus braços.

Além das quatro fases principais, Astro’s Playroom ainda tem um modo de speed-run, com desafios de plataforma em que você deve correr contra o relógio, e uma batalha final contra um chefe surpreendente que brinca com as origens da marca PlayStation.

A experiência completa não dura mais do que duas horas, mas é intensa e marcante. Basicamente tudo o que você faz no controle de Astro passa uma resposta tátil satisfatória no controle, demonstrando o potencial da nova tecnologia.

Mas o aspecto mais chamativo de Astro’s Playroom é também o mais inesperado: o jogo é secretamente uma coletânea de referências a toda a trajetória da marca PlayStation, incluindo alusões claras a todos os tipos de jogos que já passaram pela plataforma. De God of War e The Last of Us a Patapon e Bloodborne, praticamente todo o catálogo de séries da Sony é contemplado, assim como inúmeras franquias de third-parties que deixaram sua marca nos consoles da empresa.

Uma das referências em particular, a uma série que eu adorava jogar com os amigos no PSP, me marcou por não apenas capturar o aspecto visual da franquia, mas também elementos de como era a experiência de joga-la na época de seu lançamento original.

Ao longo de sua jornada, o jogador ainda pode encontrar consoles, portáteis e acessórios PlayStation na forma de itens colecionáveis, que depois ficam dispostos em uma área chamada de PlayStation Labo – um verdadeiro museu digital da história da marca.

Basicamente tudo o que você puder imaginar dá as caras, desde os modelos de relançamento do PlayStation 3 até o adaptador de GPS do PSP. No controle de Astro, você pode explorar tal museu e interagir com os itens obtidos de diversas maneiras.

Em termos de analogia para a temporada de final de ano, Astro’s Playroom é como aquele pequeno presente no canto da árvore de Natal que você ignora porque está mais preocupado com a caixa grande do lado, mas que acaba sendo uma grata surpresa.

O game vai muito além de qualquer expectativa, e já cria um padrão altíssimo de criatividade no uso do controle DualSense, provando o valor do periférico e oferecendo um desafio a todos os desenvolvedores que planejam criar algo para o PS5.

Nota do crítico