A principal força de Super Campeões, ao menos aos olhos de um otaku fã de futebol, sempre residiu na ideia de um jogo de futebol no qual a técnica e o talento dos protagonistas, transformando seus chutes, passes e defesas em verdadeiros golpes de super-herói. De certa forma, Captain Tsubasa: Rise of New Champions aplica o mesmo conceito ao trazer esse realismo fantástico baseado no que já conhecemos de games de futebol.

Primeiro título baseado no famoso anime/mangá para consoles em dez anos, Rise of New Champions pega emprestado elementos visuais estruturais dos carros-chefe do esporte bretão nos games, como FIFA e PES, mas busca um estilo de jogo totalmente diferente: o que privilegia os poderes e habilidades de seus personagens para criar cenas emocionantes.

A movimentação e os controles básicos seguem o esquema de um jogo de futebol tradicional, lembrando, inclusive, um pouco dos controles da era de ouro de PES no PlayStation 2, com seus passes 1-2 e toques divididos entre passes diretos e lançamentos em profundidade, com maior controle na direção da bola.

A grande diferença está na parte física e técnica, envolvendo divididas, dribles e chutes. Estes movimentos, que dão a graça do jogo, são regidos por uma barra de fôlego, que é gasta tanto na corrida mais rápida quanto para driblar ou bater para o gol. No ataque, essa barra também é influenciada pela quantidade de dribles que o atacante consegue fazer, podendo agilizar o carregamento de um chute especial.

A barra de fôlego também é essencial para ditar se você será capaz de fazer um gol ou não. Chutes sempre serão agarrados com facilidade pelo goleiro, ao custo de um pouco de fôlego (variando, sempre, com a habilidade de quem bate na bola e quem defende). A ideia é ir “cansando” o goleiro, diminuindo seu fôlego, até que a bola entre.

Por fim, os times dispõem de uma barra especial chamada V-Zone, que melhora momentaneamente as habilidades de todos os seus personagens, mas também pode ser usada para defesas especiais dos goleiros.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Sendo assim, na superfície Rise of New Champions pode até parecer um jogo de futebol, mas sua dinâmica de partidas é mais próxima de um jogo de luta, tanto nos movimentos estilosos quanto na resistência defensiva até o gol. Encarar o jogo como um FIFA ou PES, como eu fiz no começo, é pedir para se frustrar.

Mas, quando você começa a abraçar o lado exagero da coisa, Rise of New Champions se torna um jogo bem divertido de jogar, e até mesmo de assistir. As animações de dribles e chutes especiais de craques como Tsubasa, o brasileiro Carlos Bara, o argentino Juan Diaz ou o alemão Schneider são um deleite, passando a mesma sensação dramática do anime e do mangá.

Apesar de um gameplay baseado quase puramente no poder de seus jogadores e nas suas habilidades especiais, no fim das contas a sua própria habilidade acaba se tornando um fator importante em Rise of New Champions. A hora de saber defender, optando pela escolha certa entre divididas e carrinhos, ou até mesmo sua eficácia com o direcional se tornam armas importantes.

História

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Fora das partidas, boa parte do jogo se dedica a contar um pouco da história vista na série, além de pegar emprestado outra característica comum dos jogos de futebol tradicional: criar o seu próprio jogador e time.

Ambos os elementos são combinados em uma campanha dividida em duas partes: a primeira, protagonizada por Tsubasa, funciona como tutorial e traz um pouco de sua história no futebol escolar, em busca do tricampeonato pelo colégio Nankatsu contra rivais como Kojiro Hyuga e Jun Misugi.

Em seguida, há o modo Novo Herói, protagonizado pelo personagem que você criou. Continuando imediatamente após os eventos da primeira partida do jogo, você precisa evoluir seu personagem, aprendendo habilidades de outros craques e melhorando seus atributos, e prepará-lo para representar o Japão em novo torneio mundial de futebol júnior.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions

Estes dois modos são fundamentais não apenas para aprender como jogar, mas também para liberar todos os times e jogadores disponíveis no game, para tê-los como opção na criação de um time personalizado para as partidas on-line.

Com uma mistura simples de mecânicas dos jogos de futebol tradicionais e animações fiéis a Super Campeões, Captain Tsubasa: Rise of New Champions diverte muito em seu nível mais básico e pode até trazer um desafio em partidas competitivas. Acima de tudo, é uma experiência surpreendentemente agradável e diferente do futebol que estamos acostumados a ver em PES ou FIFA, ainda que estes dois jogos não sejam concorrentes diretos de Tsubasa e seus amigos.

Mas, se você está cansado da mesmice dos futebol que simula a realidade no videogame, essa adaptação de anime pode ser um sopro de ar fresco.

Captain Tsubasa: Rise of New Champions
Nota do crítico