Apesar de não trazer tantas novidades na próxima edição do PES, a Konami ainda realizou diversas movimentações na promoção de sua franquia futebolística: no Brasil, eFootball PES 2021 tornou-se patrocinador oficial do Campeonato Brasileiro, estendendo parceria que já existe há alguns anos.

Com isso em vista, o The Enemy conversou com Daniel Gamba, executivo responsável por licenciamentos do PES no futebol latino-americano, que garante: "Cada ano a gente tem investido mais no futebol brasileiro".

"O mercado brasileiro é importante pra gente porque é um dos mercados mais importantes do futebol mundial. Os grandes craques do futebol mundial saem do Brasil, e a gente gosta de investir nesse mercado justamente por isso", ele completa.

De fato, a Konami tem dado atenção especial ao público daqui há algum tempo. A presença dos clubes e estádios brasileiros são alguns dos grandes diferencias em relação ao rival FIFA; além disso, a parceria com a CBF já existia há alguns anos, com a realização de eventos como o eBrasileirão de futebol virtual.

"Da nossa parte, a gente tentou fazer um acordo expandindo a nossa relação com a CBF [...] Eu acho que essa parceria, esse patrocínio, é só mais um passo nessa direção de que a Konami realmente é parceira pro futebol brasileiro".

A negociação foi dificultada por conta da pandemia, que deixou o status do Brasileirão indefinido por um longo período. Ativações planejadas para acontecer em estádios do campeonato, por exemplo, tiveram de ser canceladas, e a Konami teve de adotar uma estratégia totalmente focada no virtual - sendo o Galerômetro um dos exemplos.

Quando se fala sobre licenciamento de clubes brasileiros no futebol virtual, a forma de negociação única adota no país sempre vem à tona. O Brasil é um dos poucos países que não centraliza os direitos de imagem de seus jogadores, portanto, é necessário realizar acordos individuais para que eles apareçam nos jogos - em outras ligas, como no Campeonato Inglês, esse tipo de acordo é centralizado em apenas uma entidade.

Ainda assim, Gamba não descarta que o futebol nacional passe a adotar novas estratégias de negociação: "Não quero dizer que as coisas possam mudar no futuro. Até acredito que existe uma conversa nos bastidores pra que isso possa mudar, a gente não tem informação oficial de ninguém, mas seria muito mais efetivo se houvesse uma centralização nas negociações".

Para o futuro próximo, ele consegue identificar ainda mais potencial para crescer o mercado brasileiro do PES: "Algo similar ao que a gente já tá fazendo com os clubes Europeus; a gente tem edições de clubes parceiros. Pela primeira vez os fãs podem comprar edições especiais dos clubes deles no PES através das plataformas digitais".

eFootball PES 2021 chega no dia 15 de setembro de 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC. O game será apenas uma atualização de temporada, com elencos e uniformes renovados, mas sem nenhuma grande novidade em relação a conteúdos.