Entre a confirmação de que The Last of Us Parte II será lançado em fevereiro do ano que vem para o PlayStation 4 e a chegada de The Last of Us Remastered a PlayStation Plus de outubro, essa é uma ótima hora para quem ainda não experimentou o primeiro jogo da série fazê-lo.

No entanto, vale ressaltar que, apesar de sua história envolvente, The Last of Us não é sem seus desafios para jogadores que se aventuram pelo seu mundo pós-apocalíptico.

Pelo contrário: cercados de Clickers, Bloaters e outras monstruosidades – incluindo humanos –, Joel e Ellie precisam avançar com cuidado, usando furtividade e prestando sempre atenção aos recursos a disposição.

Portanto, para ajudar quem vai se aventurar pelo jogo pela primeira vez, listamos aqui cinco dicas importantes para seus primeiros passos em The Last of Us.

O silêncio é seu melhor amigo

The Last of Us pode ser, a princípio, um jogo de ação, ainda assim, a furtividade é um elemento central do game e o jeito mais fácil de se atravessar seus cenários minimizando riscos – e, mais importante, poupando munição.

Essa dica é especialmente relevante ao enfrentar os infectados, como os Clickers, que são completamente cegos, mas podem localizar o jogador através do som – e são extremamente agressivos e bem chatos de serem derrubados uma vez que encontram uma presa.

Aposte na furtividade combinada com shivs e com o arco e flecha para evitar muitos problemas.

Divulgação/Naughty Dog

Abuse do modo escuta

Preparação nunca é demais em The Last of Us. O modo escuta é uma das armas mais poderosas de Joel e Ellie e essencial para entender o cenário ao seu redor – assim como o posicionamento de seus inimigos.

A dica pode parecer óbvia, mas é normal ficarmos um pouco mais confiantes e arrogantes conforme avançamos no jogo, coletando mais recursos e desbloqueando habilidades. Então vale sempre ficar o lembrete.

Além de estar sempre lá disponível, o modo escuta pode ser usado livremente em sem custo para o jogador – então, abuse dele ao progredir com cuidado pelas fases do jogo.

Divulgação/Naughty Dog

Explore todo canto por recursos

As duas primeiras dicas dessa lista são úteis por conta de um motivo: em The Last of Us, recursos são escassos. Por isso, não tenha preguiça de explorar todos os cantos do jogo, não importa quão longe.

Partes para a construção de itens, munição, melhorias para armas e itens de cura podem ser encontrados em gavetas, armário, cofres e outros cantinhos – por isso, investigue cada compartimento do jogo atrás destes itens, que certamente vão ser a diferença entre vida ou morte em trechos mais complicados do jogo.

Divulgação/Naughty Dog

Não subestime tijolos e garrafas

Apesar dos recursos escassos, The Last of Us costuma espalhar uma boa quantidade de tijolos e garrafas por seus cenários – que, é claro, podem ser utilizados por jogadores sagazes durante o combate e como distrações.

Garrafas podem ser utilizadas para chamar a atenção de inimigos e fazê-los desviar de seu caminho. Em combate, elas dão um dano similar aos socos de Joel, mas com a vantagem de ferirem Clickers – o que o protagonista não consegue fazer com os punhos.Os tijolos fazem basicamente a mesma coisa, mas com mais dano e melhor durabilidade.

Aposte em ambos e, de quebra, ainda economize munição.

Divulgação/Naughty Dog

Olha a faca!

Pode ser tentador utilizar lâminas encontradas durante o jogo para atualizar as armas corpo-a-corpo encontradas pelo jogo – mas, com a abundância de tijolos e garrafas que temos pelo jogo, a melhor opção seria guardá-las para um dos itens mais versáteis do jogo: facas.

Além de uma ferramenta útil de execuções e para se proteger de ataques de infectados, as facas podem ser utilizadas para abrir algumas portas específicas durante o jogo que sempre contam com uma boa quantidade de suprimentos escondidos.

Divulgação/Naughty Dog
  • Lançamento

    14.06.2013

  • Publicadora

    Sony

  • Desenvolvedora

    Naughty Dog

  • Censura

    16 anos

  • Gênero

    Ação