A Sony anunciou nesta quarta (19) o PlayStation Classic, uma versão em miniatura de seu primeiro console no mercado, que a ajudou a se tornar uma das grandes potências no mundo dos games.

A plataforma terá 20 jogos, 5 dos quais já foram revelados: Final Fantasy VIIJumping Flash, Ridge Race Type 4, Tekken 3 e Wild Arms.

Sendo assim, The Enemy decidiu listar quais (entre os muitos, muitos) jogos originais de PSOne gostaríamos de ver na memória do console miniatura.

Chrono Cross

Mais episódio paralelo do que sequência direta de Chrono Trigger, esta aventura interdimensional cativou pelos belíssimos gráficos e canções. Além disso, o jogo tem vários finais e dezenas de personagens para recrutar, seria uma boa poder jogar novamente no PS1 Classic.

 

Crash Bandicoot

Por ser considerado por muitos como o primeiro mascote da plataforma, é praticamente impensável que o PlayStation Classic não tenha pelo menos algum game da série Crash Bandicoot, especialmente ao considerar a remasterização recente e a aparição surpresa em Uncharted 4.

Resident Evil 3: Nemesis

Embora os dois primeiros Resident Evil também tenham sido lançados para o PSOne, Resident Evil 3: Nemesis tem um diferencial que o tornaria ideal para o PlayStation Classic: ele é mais difícil de ser encontrado e jogado em plataformas contemporâneas.

Enquanto o primeiro RE já recebeu um grande remake, e o de RE2 vem por aí, Resident Evil 3 é difícil de ser encontrado mesmo em sua forma original no PS4 e Xbox One, e a batalha de Jill Valentine contra o monstruoso Nemesis merece a atenção do público.

Spyro the Dragon

Na mesma linha de Crash Bandicoot, Spyro também foi uma das grandes dos primeiros anos do primeiro PlayStation, e por isso também merece espaço entre os maiores e mais importantes jogos do console original, e da plataforma miniatura

Tenchu

Metal Gear Solid não foi a única experiência furtiva marcante do primeiro PlayStation. Com trama ambientada no Japão feudal, o game apresenta soluções originais para situações de stealth.

Metal Gear Solid

O clássico de Hideo Kojima que transformou a série Metal Gear em um dos grandes nomes do mundo dos games não só surgiu no PSOne, como completa 20 anos em 2018. E que presente melhor do que estar entre os jogos escolhidos para o PlayStation Classic?

Klonoa

Enquanto muitas produtoras utilizaram o poder do PS1 para criar experiências completamente tridimensionais, a Namco misturou os gráficos 3D com jogabilidade clássica de aventura plataforma, resultando em uma simpática e colorida jornada.

Castlevania: Symphony of the Night

A saga de Alucard contra seu pai é um dos maiores clássicos de todos os tempos, transformando fundamentalmente a franquia Castlevania, sendo responsável pela adoção do termo “Metroidvania”.

Não só isso, graças a seus belos gráficos 2D, Symphony of the Night talvez seja o jogo que envelheceu mais graciosamente em todo o catálogo de jogos do PlayStation.

Xenogears

Mais uma das obras-primas da Square no universo dos RPGs da geração 32-bits, Xenogears misturou robôs gigantes com filosofia e o resultado... é surpreendentemente bom! Apesar do final de trama meio apressado, é um game em nível de qualidade similar ao de Final Fantasy VII.

Parasite Eve

Não há como negar, a Squaresoft viveu uma fase de ouro no final dos anos 90. Dentre tantos títulos lançados para o PS1, um dos lembrados com mais carinho por fãs é Parasite Eve, que misturou terror biológico com tiroteios e RPG em uma Nova York contemporânea.

Gran Turismo 2

O segundo Gran Turismo conseguiu estabelecer a franquia como uma das referências entre jogos de corrida no mundo dos jogos, sendo acessível tanto para jogadores quanto entusiastas de simuladores, e por mereceria um espaço na memória do PlayStation Classic.

Tomb Raider


Poucas personagens são tão representativas da era 32-bits quanto a britânica Lara Croft. A aventureira foi uma das precursoras em aventuras completamente tridimensionais e cativou uma enorme legião de fãs pelo mundo.

Tony Hawk’s Pro Skater 2

O primeiro Tony Hawk’s Pro Skater foi um divisor de águas e um dos jogos mais importantes de todos os tempos, mas sua sequência é superior em todos os aspectos, evoluindo os conceitos do original e expandindo com fases maiores e novos atletas.

Silent Hill

Enquanto o primeiro Resident Evil popularizou games de terror na plataforma da Sony o título de estreia de Silent Hill levou o conceito além ao apresentar criaturas ainda mais grotescas e boa dose de um horror mais sombrio e macabro.

PaRappa the Rapper

Outro dos primeiros mascotes de sucesso do PSOne foi o cachorrinho rapper PaRappa, que conquistou muitos fãs com sua personalidade otimista e músicas empolgantes. Nada mais justo que ele volte a brilhar neste relançamento.