Um dos jogos mais populares de 2017, Playerunknown's Battlegrounds teve seu modelo de sucesso ostensivamente copiado por uma série de jogos durante o ano.

E, como seria de se imaginar, Brendan Greene, criador do game, não parece muito feliz com isso. Em uma entrevista ao Gaming Show, da rádio BBC (via Newsbeat), o desenvolvedor afirmou que gostaria de ver mais proteções à propriedades intelectuais na indústria dos games, semelhantes às aplicadas hoje nas indústrias cinematográfica e musical.

Eu gostaria que outros desenvolvedores fizessem suas próprias interpretações do gênero, não só copiassem coisas de nosso jogo”, comentou. “Nos filmes ou na música, existem proteções à propriedade para você cuidar do seu trabalho. Em games, isso não existe ainda, isso é algo que deveria ser examinado”.

Além de citar o caso de PUBG, Greene se diz preocupado com a facilidade com que é possível copiar conceitos de jogos de pequenos desenvolvedores sem sofrer consequências – o que não ajudaria na evolução de nenhum gênero.

Para [o gênero crescer] você precisa de novas ideias interessantes para o modo de jogo. Se é apenas uma cópia, o gênero não cresce e as pessoas ficam entediadas”, avaliou.