Em 1929, J.M. Barrie, o autor do romance infanto-juvenil Peter Pan, doou a um hospital londrino para crianças todos os direitos sobre a sua obra mais famosa.

O hospital iniciou a busca por um escritor para desenvolver uma continuação para a aventura de Peter, Sininho, Capitão Gancho e todos os outros personagens fantásticos criados por Barrie. Segundo a agência de notícias Reuters, a instituição solicitou a diversas editoras que inscrevam seus autores, enviando resumos das histórias imaginadas por eles para a seqüência de Peter Pan. Claro que os primeiros boatos sobre o novo livro já começaram a aparecer na Internet e um deles indica que Joanne Rowling estaria interessada no trabalho. A escritora, entretanto, já declarou que está ocupada demais com o novo livro de Harry Potter.

Editoras e agentes literários têm até 31 de janeiro para indicar até dois autores. O vencedor será escolhido na primavera, e o livro deve ser publicado no outono do ano que vem. Os direitos autorais continuarão sendo propriedade do hospital e foram confirmados como perpétuos pelo Parlamento inglês em 1988. Nos Estados Unidos, de onde vêm os direitos pelas versões da Disney e do filme de Steven Spielberg, os direitos estão garantidos ao hospital até 2023.

Recentemente, o clássico original ganhou sua primeira adaptação live-action (com autores reais). Leia a resenha aqui.