A Valve anunciou nesta quarta-feira (10) que o Steam Deck, o PC portátil da empresa, não será mais lançado no fim de 2021, e agora só deve começar a ser enviado aos consumidores a partir de fevereiro de 2022.

"Lamentamos isso profundamente — fizemos o nosso melhor para contornar os problemas com a cadeia global de suprimentos, mas devido à escassez de materiais, os componentes necessários não chegarão às nossas fábricas a tempo das datas de lançamento iniciais", diz o comunicado da empresa.

De acordo com a Valve, quem fez a compra antecipada do Steam Deck manterá seu lugar na fila de espera para o produto, "mas o prazo de envio associado à sua reserva será adiado de acordo" com esta nova previsão de lançamento.

"Mais uma vez, lamentamos não poder cumprir com a data de envio original. Continuaremos trabalhando para adiantar as estimativas das reservas de acordo com os novos prazos e deixaremos vocês atualizados", conclui a companhia.

Anunciado oficialmente em julho, o Steam Deck é o computador portátil da Valve, que promete rodar os jogos de sua plataforma digital com gráficos e performance de qualidade, com no mínimo 30 fps.

Não só isso, aplicativos e serviços de terceiros também devem funcionar no dispositivos, até mesmo o xCloud, serviço de streaming de games da Microsoft, a julgar por declarações do próprio chefe da divisão de games da empresa, Phil Spencer.

Existem três versões do Steam Deck confirmadas. Inicialmente, a Valve disponibilizará os modelos de 64GB e 256GB. O dispositivo com 512GB, enquanto isso, tem previsão de lançamento marcada para o segundo trimestre de 2022.

A crise de suprimentos global tem afetado o mercado global de diversas formas, e o mercado de tecnologia em particular tem sofrido com a escassez de materiais importantes, desde componentes simples até complexos como microchips.

A estimativa é de que o fluxo de distribuição desses produtos e materiais só se normalize (no mínimo) durante o segundo semestre de 2022.