Finalmente! O longuíssimo 2020 está chegando ao fim, mas uma última leva de lançamentos ainda chega junto ao mês de dezembro para encerrar oficialmente o calendário deste ano.

Após um novembro agitado, que trouxe consoles de nova geração e uma série de lançamentos de peso, dezembro chega com uma lista um pouco mais humilde de estreias – com, é claro, uma grande exceção.

Após múltiplos adiamentos, Cyberpunk 2077 finalmente chega neste mês – será mesmo? –, e é acompanhando de alguns títulos interessasntes, como a aventura mítica Immortals Fenyx Rising e Empire Of Sin, novo jogo de máfia de John Romero, um dos criadores da série Doom. Confira a lista dos principais lançamentos do mês abaixo!

Rainbow Six Siege

  • 01 de dezembro (PlayStation 5 e Xbox Series X/S)

O multiplayer tático da Ubisoft desembarca oficialmente nos consoles de nova geração logo no começo do mês.

No PlayStation 5 e Xbox Series XRainbow Six Siege terá os modos de jogos "resolução" ou "performance" disponíveis, entregando, respectivamente, 4K em 60 fps ou 4K em resolução dinâmica escalada em 120 fps.

No Xbox Series S, o jogo deve entregar 1080p em 120 fps, ou 1728p em 60 fps.

No PlayStation 5, o jogo inclui também melhorias ligadas ao DualSense, fazendo uso dos gatilhos adaptáveis e do feedback háptico. No Xbox Series X/S, o Quick Resume estará habilitado.

Chronos: Before the Ashes

  • 01 de dezembro (PlayStation 4, Xbox One, Switch, Stadia e PC)

Produzido pela Gunfire Games, Chronos: Before the Ashes é o antecessor direto do RPG de ação em terceira pessoa Remnant: From the Ashes.

O jogo foi originalmente lançado em 2016 para Oculus Rift, mas chega aos consoles e PC em versão renovada, com novos elementos de gameplay e de narrativa.

Empire Of Sin

  • 01 de dezembro (PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC)

Produzido pelo estúdio de John Romero, um dos criadores da série DoomEmpire Of Sin é um título de ação e estratégia que explora o mundo do crime de Chicago durante os anos 20, em plena vigência da Lei Seca nos Estados Unidos.

No controle de uma das organizações criminosas da cidade, jogadores terão que administrar seus negócios questionáveis, incluindo bares clandestinos, cassinos e bordéis, enquanto recrutam aliados e capangas para continuar a expandir seu império.

O jogo traz um combate ao estilo XCOM, e tem elementos de um roguelike, com personagens gerados aleatoriamente com diferentes características positivas e negativas a cada nova partida.

Twin Mirror

  • 01 de dezembro (PlayStation 4, Xbox One e PC)

Produzido pela Dontnod EntertainmentTwin Mirror é um jogo de aventura que acompanha Sam Higgs, um jornalista investigativo que retorna para sua cidade natal de Basswood, na Virgínia Ocidental, após a morte de um antigo amigo, mas acaba envolvido em segredos sombrios do local.

Higgs é levado a explorar esses mistérios, navegando entre o mundo real e sua própria mente, ou seu "palácio da memória", como guia da investigação. A voz interior de Higgs, no entanto, nem sempre e confiável, e pode ajudar ou prejudicar o progresso da trama de diferentes formas.

Worms Rumble

  • 01 de dezembro (PlayStation 5, PlayStation 4 e PC)

Mais novo jogo da icônica série de tiro e plataforma da Team17Worms Rumble traz um novo elemento de jogo de peso para a franquia: a ação em tempo real.

Sem um modo de combate em turnos, as minhocas de Worms Rumble estão mais rápidas e contam com novas habilidades, como esquivas horizontais e pulos pelas paredes.

No multiplayer, o jogo suporta partidas para até 32 jogadores, tem um modo battle royale, e inclui crossplay entre todas as plataformas.

Worms Rumble promete ainda eventos sazonais e customização de personagens através de itens cosméticos que podem ser desbloqueados através de gameplay ou microtransações.

Immortals Fenyx Rising

  • 03 de dezembro (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Switch, Stadia e PC)

Immortals Fenyx Rising é um RPG de ação e aventura da Ubisoft Quebec que transporta o jogador para uma versão mítica da Grécia Antiga.

O jogo acompanha Fenyx, protagonista customizável que deve ajudar deuses do Olímpo a enfrentar Tifão, titã que quer ser vingar dos olímpianos após ser aprisionado no Tártaro.

O título tem um mundo aberto dividido em áreas influenciadas por diferentes deuses, visual cartunesco, e é narrado por Zeus e Prometeu – dupla que está constantemente discutindo enquanto narram os eventos do jogo e contam histórias da mitologia grega.

Dragon Quest XI S: Echoes of an Elusive Age - Definitive Edition

  • 04 de dezembro (PlayStation 4, Xbox One e PC)

Originalmente lançada para o Switch em setembro do ano passado, a edição definitiva de Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age promete mais de 100 horas de conteúdo extra para jogadores.

O título traz missões inéditas de personagem, áudio original em japonês, trilha sinfônica e um modo retrô que homenageia a história da série Dragon Quest – convertendo-o em um jogo 2D com inspiração 16-bit.

FIFA 21

  • 04 de dezembro (PlayStation 5 e Xbox Series X/S)

Lançado em outubro, FIFA 21 chega para os console de nova geração no mês de dezembro, incluindo melhorias de performance proporcionadas pelo hardware do PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Entre as novidades do jogo está um novo narrador brasileiro, Gustavo Villani (confira nossa entrevista com ele!), e um sistema de simulação de partidas.

Segundo a produtora, o jogo promete um novo grau de realismo nos consoles de próxima geração, com melhorias na qualidade visual e nas animações atreladas à bola, com mais agilidade e controle da bola ao jogador.

O jogo também é parte do programa Dual Entitlement da EA Sports, o que signigica que jogadores que já tenham FIFA 21, ou que comprarem o jogo antes do lançamento de FIFA 22, para PlayStation 4 ou Xbox One, poderão dar um upgrade grátis para a vesão de PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Madden NFL 21

  • 04 de dezembro (PlayStation 5 e Xbox Series X/S)

Assim como FIFA 21, Madden NFL 21, lançado em agosto, também desembarca nos consoles de nova geração em dezembro.

Com o título, a EA Sports promete a mais realista simulação dos jogos da liga de futebol americano já trazida pela série, que utilizará dados coletados pela própria NFL durante jogos para reproduzí-los dentro do game.

A técnica promete trazer movimentações mais realistas e próximas às dos jogadores da vida real, além de melhorias na aceleração, velocidade e rota de personagens.

Madden NFL 21 também é parte do programa Dual Entitlement da EA Sports, o que signigica que jogadores que já tenham o título, ou que comprarem o jogo antes do lançamento de Madden NFL 22, para PlayStation 4 ou Xbox One, poderão dar um upgrade grátis para a vesão de PlayStation 5 e Xbox Series X/S.

Fire Emblem: Shadow Dragon & the Blade of Light

  • 04 de dezembro (Switch)

Originalmente lançado para o Famicom (NES) no Japão, em 1990, Fire Emblem: Shadow Dragon & the Blade of Light chega pela primeira vez ao ocidente em um lançamento para o Switch.

O jogo estará completamente localizado para o inglês e, assim como a Nintendo fez com a coletânea Super Mario 3D All-Stars, estará disponível por tempo limitado no eShop – apenas até 31 de março de 2021.

Shadow Dragon & the Blade of Light é o primeiro título da franquia de RPGs Fire Emblem e acompanha Marth em uma aventura pelo continente de Archanea, com combate em turnos e mais de 50 personagens jogáveis.

Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise

  • 04 de dezembro (Switch)

Sequência direta do primeiro Fitness Boxing, de 2018, Rhythm & Exercise é um jogo de exercícios em que o jogador usa os Joy-Con para simular uma série de golpes e esquivas tradicionais do boxe.

As sequências de exercícios são guiadas por um treinador virtual e acompanham uma tilha sonora, exigindo que o jogador realize os movimentos no ritmo da música.

Como melhorias em relação ao anterior, jogo traz novas faixas e cenários e três treinadores inéditos para auxiliar o jogador.

John Wick Hex

  • 04 de dezembro (Xbox One e Switch)

Já disponível para PlayStation 4 e PC (via Epic Games Store), John Wick Hex, da Good Shepherd Entertainment, chega ao Xbox One, Switch e Steam em dezembro.

O jogo mistura elementos de ação e estratégia, onde o jogador deve planejar os movimentos de John Wick um uma linha do tempo para, então, realizá-los em tempo real junto com os inimigos.

John Wick Hex conta uma história que antecede os eventos dos filmes estrelados por Keanu Reeves.

Destiny 2

  • 08 de dezembro (PlayStation 5 e Xbox Series X/S)

Destiny 2 é mais um dos jogos que recebe sua versão oficial de próxima geração em dezembro, com uma série de melhorias que tiram proveito do hardware dos novos consoles.

Além de tempos de carregamento mais rápidos, o jogo rodará em 60 fps em todos os consoles de nova geração, mas terá resolução 4K apenas no PlayStation 5 e Xbox Series X. No Xbox Series S, o jogo estará em 1080p.

As versões de PlayStation 5 e Xbox Series X/S também serão as primeiras a incluírem uma opção de customização de campo de visão em consoles – que funcionará de forma similar à opção no PC.

Por fim, o jogo inclui crossplay entre gerações: jogadores de Xbox Series X/S poderão jogar com usuários do Xbox One, e jogadores do PlayStation 5, com usuários do PlayStation 4.

Puyo Puyo Tetris 2

  • 08 de dezembro (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One e Switch)

Desenvolvido e publicado pela Sega, Puyo Puyo Tetris 2 é sequência direta do primeiro primeiro crossover entre as franquias Puyo Puyo e Tetris, que combina elementos das duas séries no gameplay.

O jogo conta com um novo modo história e novos personagens, além de um multiplayer mais robusto, com batalhas cooperativas contra chefões e free play para ate quatro pessoas.

Temtem

  • 08 de dezembro (PlayStation 5)

Considerado uma espécie de "Pokémon indie", Temtem foi lançado para PC e atingiu notoriedade por trazer elementos de jogo ausentes na série clássica de RPGs da Game Freak.

Em termos de jogabilidade, o título não esconde as semelhanças com Pokémon: do conceito de capturar e evoluir monstrinhos até as batalhas, os games cmpartilham vários aspectos em comum.

Uma das características que diferenciam Temtem do rival, no entanto, é o elemento MMO, com uma experiência multiplayer que não existe na série Pokémon  – em Temtem, por exemplo, é possível enfrentar toda a campamnha ao lado de um amigo, incluindo batalhas em dupla.

Cyberpunk 2077

  • 10 de dezembro (PlayStation 5, Xbox Series X/S, PlayStation 4, Xbox One, Stadia e PC)

Um dos jogos mais aguardados do ano, Cyberpunk 2077 finalmente desembarca nos consoles e PC no mês de dezembro – isso se a CD Projekt Red não anunciar mais um adiamento surpresa nos próximos dias.

O jogo acompanha a jornada de seu protagonista customizável V, que tem o objetivo de fazer seu nome na metrópole futurista de Night City, fazendo alianças e inimigos no caminho entre as diferentes gangues que dominam a cidade.

Um dos destaques da narrativa, inspirada no RPG de mesa Cyberpunk 2020, criado por Mike Pondsmith, é Johnny Silverhand, personagem interpretado por Keanu Reeves que é uma lenda de Night City e existe em um chip implantado por V.

O personagem é descrito como um "coprotagonista" de Cyberpunk 2077, que colabora e acompanha V ao longo da história, mas que também tem seus próprios objetivos pessoais – que, às vezes, podem bater de frente com as expectativas do jogador.

Haven

  • 10 de dezembro (PlayStation 5, Xbox Series X/S, Xbox One e PC)

Haven promete uma aventura cooperativa "tranquila" por um planeta misterioso, em que jogadores exploram o local enquanto acompanham a história de amor do casal Yu e Kay.

Segundo Emeric Thoa, diretor criativo da produtora de Haven, a ideia do jogo veio a partir da vontade de se criar uma obra relaxante e que não sobrecarregue o jogador com muitas mecânicas.

Orwell's Animal Farm

  • 10 de dezembro (PC)

Inspirado em A Revolução dos Bichos, obra satírica de George Orwell que critica regimes totalitários, Orwell's Animal Farm é uma aventura narrativa em que o jogador deve guiar a nova república que surge após a revolta dos animais contra humanos.

Jogadores deverão gerenciar recursos, editar leis e garantir que todos os animais sejam iguais – ainda que "alguns sejam mais iguais que outros".