Poucos jogos foram lançados sob tanta expectativa e pressão nos últimos anos quanto No Man's Sky. Feito pelo pequeno time da Hello Games no Reino Unido, o indie alcançou o topo do mainstream por oferecer um universo quase infinito. São 18 quintilhões de planetas cheios de animais, plantas e ameaças para explorar em sua jornada até o centro do universo, mas boa parte dessa variedade é apenas superficial, e o produto final te deixa sem muitas motivações para continuar.

As primeiras horas de No Man's Sky são incríveis. É impossível não ficar impressionado com a escala dos planetas. A vontade de explorar e descobrir o que cada mundo tem a oferecer te consome por completo. Você se sente pequeno na imensidão do espaço, é relembrado que, de fato, você não é o centro do universo, e um forte sentimento de humildade te consome. O começo do jogo cria uma expectativa enorme e te deixa motivado para continuar.

O problema vem depois, quando você já viajou pelo espaço de dez a quinze horas. Com o tempo, você começa a notar um padrão, as descobertas passam a ser menos interessantes e No Man's Sky fica cada vez mais repetitivo. Eventualmente, você vai entrar nos planetas apenas para procurar elementos necessários para conseguir usar o hyperdrive novamente e partir para outro sistema solar.

É fato que muito de No Man's Sky é impressionante. A tecnologia usada para construir esse jogo, gerando planetas e conteúdo processualmente, merece ser louvada. A Hello Games encontrou uma solução inteligente para criar um universo vasto, mas apesar da quantidade enorme de conteúdo, há uma falta clara de profundidade. Conforme você avança em No Man's Sky, a expectativa gerada nas primeiras horas é destruída aos poucos. Os animais são diferentes, mas na verdade não são. Eles podem ter um visual novo, mas a chance de você ver uma criatura que realmente se comporta de forma diferente é quase nula.

O mesmo é verdade para todo o resto. Plantas, terrenos, oceanos, ou até os próprios planetas. Há tremendas mudanças estéticas, mas em termos do que você faz no jogo? As primeiras horas entregam praticamente tudo. Isso se torna um grave problema porque a exploração perde boa parte do sentido, e sem isso o principal pilar da experiência desaba completamente.

O título da Hello Games não é ruim. Ele captura muito bem o que torna o espaço intimidador e majestoso. A escala dos planetas, as vistas com os corpos celestes no horizonte e as cores saturadas e vivas criam diversos momentos dignos de pinturas.

Mas eventualmente você precisa parar de admirar e começar a jogar, e nisso a Hello Games deixa a desejar. A trilha sonora composta pela 65daysofstatic é ótima e os gráficos são lindos, mas tudo que devia tornar a experiência especial acaba sendo mundano e raso. São os mesmos materiais, os mesmos tipos de bases, aliens que só mudam em aparência. A estética muda, a jogabilidade nunca. Conforme o tempo passa, a falsa variedade se mostra insuficiente.

No Man's Sky nunca te dá uma boa motivação de história para continuar avançando na jornada interplanetária, e a jogabilidade, apesar de não ser ruim (tirando o péssimo combate e o gerenciamento de inventário), é extremamente básica. Em outras palavras, a exploração precisa a ser sua própria recompensa. O que você acha tem que ser legal o suficiente para justificar o tempo que você gastou procurando. Isso acontece por algumas horas. No começo eu adorava explorar, mas com o tempo a reverência se desfaz, o padrão e a repetição ficam claros, e você fica com uma pergunta: por quê?

Por quê continuar? Sim, a Hello Games fala que tem algo no centro da galáxia. Mas se as dezenas de horas que você gasta pra chegar lá são recheadas de coisas repetitivas e cuja variedade é apenas estética, o que você faz? Não há um gancho narrativo ou mecânico que seja forte o suficiente para combater todos os defeitos claríssimos.

Se sua curiosidade for realmente enorme, então talvez o mistério do que está no centro seja o combustível que você precisa para continuar jogando, ótimo, mas, sabendo o que se encontra no fim da jornada, acho difícil dizer que alguém sairá satisfeito com sua jornada em No Man's Sky.

No Man's Sky está disponível para PlayStation 4 e PC (Steam). O game foi testado em um PlayStation 4. Clique no nome das plataformas para conferir seu preço em suas versões digitais.

Nota do crítico