O mais novo título da série de simulação esportiva Football Manager incluirá jogadores abertamente gays como uma de suas novas mecânicas de jogo.

Em uma entrevista à BBC, Miles Jacobson, da desenvolvedora Sports Interactive, explicou que a iniciativa tem como objetivo retratar algo que é uma realidade no esporte, mas ainda é estigmatizada e percebida como um tabu.

"Eu só acho que é uma loucura que, em 2017, estamos em um mundo onde as pessoas não podem ser elas mesmas", afirmou Jacobson. "[Na realidade] seria: OK, vamos seguir em frente. Tudo vai continuar perfeitamente normal, porque é o que vemos acontecer em outros lugares. Não é uma mensagem que todos vão ver no seu jogo, é bastante raro, mas queremos que seja visto como algo positivo”.

Segundo o desenvolvedor, o fenômeno será será observado entre novos jogadores, que são gerados automaticamente pelo game para substituir jogadores antigos das equipes esportivas.

Quando um dos jogadores da equipe do usuário se assumir abertamente, a equipe poderá receber apoio da comunidade LGBT, o que pode ter um impacto positivo nas receitas do time.

A mecânica também não estará disponível em todos os jogos nos quais Football Manager 2018 será lançado, uma vez que ainda há regiões do mundo onde a homosexualidade é considerada um crime.