Devido à pandemia do coronavírus COVID-19, o CERO, órgão de classificação indicativa de games no Japão, suspenderá suas operações até maio.

A decisão vem após o primeiro-ministro Shinzo Abe declarar estado de emergência em todo o país de 8 de abril até 6 de maio.

Responsável pela classificação etária de games, semelhante à Classificação Indicativa no Brasil, ESRB nos EUA e PEGI na Europa, o CERO é um órgão essencial para a distribuição de jogos, DLCs e até demos no país.

Consequentemente, sua desativação temporária pode afetar o cronograma de lançamento de diversos títulos no país. Não só isso, o estado de emergência pode ser adiado por Abe dependendo de como a situação do Japão evoluir, o que pode afetar ainda mais os planos de desenvolvedores e publisher que tem títulos quase prontos para sair.

Na semana passada, a Sony decidiu adiar indefinidamente o lançamento dos jogos The Last of Us Part II e Iron Man VR, ambos previstos para maio, pelo fato de a pandemia afetar a distribuição e venda de cópias físicas de jogos e aparelhos como o PlayStation VR.