Middle-Earth: Shadow of Mordor teve novos detalhes revelados. Eles fazem parte de uma matéria da revista Game Informer, que fez um trailer de sua cobertura. Veja:

Todos os inimigos do game terão nome, nível e memória. Se o protagonista não matá-los no primeiro encontro, eles se lembrarão dos movimentos usados e mudarão de tática nos próximos combates. Não só ficarão mais fortes, mas terão novos tipos de imunidade. Os diálogos também mudam de acordo com os confrontos anteriores.

Quando não estão enfrentando o jogador, os inimigos seguem suas vidas normais. A inteligência artificial permite que, em tempo real, eles executem as tarefas que seus superiores designaram.

As batalhas podem ser realizadas a curta distância, com adagas, ou a longa distância, com um arco. O game é de mundo aberto e é possível conseguir experiência, subir de nível e completar sidequests.

Em Middle-Earth: Shadow of Mordor, o jogador assume o papel de um patrulheiro que foi executado pelos exércitos de Sauron e retorna com habilidades fantasmagóricas. Apesar de a história ser totalmente separada dos elementos canônicos de O Senhor dos Anéis, a Warner Bros. garante que não haverá incongruências.

Os jogadores viverão uma história focada na vingança, num mundo em que decisões têm consequências - estas persistem até depois da morte. Haverá um sistema chamado Nemesis, em que a relação com inimigos é moldada pelas ações do protagonista.

A responsável pelo desenvolvimento é a Monolith, mesma empresa de Guardians of Middle-Earth, lançado no fim de 2012. Middle-Earth: Shadow of Mordor terá versões para PlayStation 3PlayStation 4Xbox 360Xbox One. Ainda não há previsão de lançamento.