Em 2014, a Nvidia fez um experimento utilizando suas placas gráficas e efeitos de iluminação para mostrar que o pouso da Lua da Apollo 11 não foi uma fraude.

Agora, quatro anos depois, a empresa fez um novo experimento, agora utilizando placas GeForce RTX com a tecnologia ray tracing, para criar uma demonstração ainda mais fiel da descida do astronauta Buzz Aldrin do Módulo Lunar - agora com efeitos de iluminação ainda mais realistas graças à tecnologia ray tracing.

“A equipe da demo construiu em cima do trabalho que fizeram quatro anos atrás, quando coletaram cada detalhe que puderam para entender a imagem icônica”, diz o blog da Nvidia. “Eles analisaram os rebites do módulo lunar, identificaram as propriedades da camada de poeira da superfície da Lua, e mediram a refletividade do material usado nos trajes espaciais dos astronautas.”

A demonstração foi criada por meio do motor gráfico Unreal Engine 4, e elaborada pelos engenheiros da Nvidia.

“Eles simularam como os raios do sol, vindo por trás do módulo de pouso, refletiam no solo da Lua e no traje de Armstrong, para iluminar Aldrin enquanto ele descia”, diz o texto. “Tudo isto ampliou a fidelidade de nossa última demo - e reconfirmou o que descobrimos quatro anos atrás. Que a iluminação do astronauta na foto não foi causada para algo além do sol - como luzes de um estúdio -, mas pela luz fazendo o que ela faz.”