A parceria entre LEGO e Nintendo parece estar rendendo frutos para as empresas, e a linha de blocos de montar LEGO Mario será expandida a partir do dia 1º de agosto com o lançamento de diversos novos conjuntos de peças inspirados pelos jogos do herói bigodudo.

O maior destaque é o o conjunto básico "Aventuras com Luigi," que não apenas traz o bigodudo mais novo para a brincadeira, como também marca a estreia de mecânicas 'multiplayer' no formato. Dois jogadores podem cooperar ou competir por mais moedas na tentativa de vencer as fases construídas dentro de um certo limite de tempo.

A lista de lançamentos ainda inclui outros cojuntos com um foco nos céus do Reino do Cogumelo, como "O Mundo Aéreo do Lakitu" e "Aeronave do Bowser."

Apesar de como a estreia dos primeiros conjuntos de LEGO Super Mario ocorreu em 2020, o teste que pude fazer dos novos modelos foi meu primeiro contato com a linha de produtos.

À distância, minha primeira reação à ideia de um LEGO 'gamificado' foi uma de certo desprezo: é claro que o conceito é atraente no quesito estética, mas as firulas visuais e sonoras que compõem a parte eletrônica da brincadeira me parecia fútil.

Eu estava errado. Mario e Luigi interagem de maneiras surpreendentes com os diferentes elementos dos cenários, como inimigos, itens e tipos de terrenos, sempre reagindo com expressões faciais e grunhidos que remetem diretamente aos videogames.

Ainda mais surpreendente, porém, é a maneira como a própria brincadeira é instigante e, por vezes, desafiadora. Há obstáculos como uma plataforma giratória sobre a qual Mario deve se equilibrar. Girar as pecinhas rapidamente resulta em mais moedas coletadas, mas também aumenta o risco de quedas.

É evidente que, livre das amarras da programação de um videogame, é fácil trapassear para coletar quantidades exorbitantes de moedas. Mas quem leva a brincadeira à sério - como uma criança faria - enxerga com facilidade a engenhosidade do produto.

A maneira como as montanhas de pecinhas lentamente tomam a forma de elementos familiares do universo de Mario também é muito satisfatória - mas isso, creio eu, deve valer para qualquer conjunto de LEGO licenciado.

PH Lutti Lippe/The Enemy

A nova linha de conjuntos de LEGO Super Mario chegarão às lojas ao redor do mundo em 1º de agosto, mas ainda não tem preços oficiais confirmados para o mercado brasileiro.

Modelos das duas primeiras 'temporadas' de conjuntos da série são vendidos atualmente por preços que variam entre R$ 120 e 750, com kits menores incluindo inimigos e power-ups individuais saindo por entre R$ 40 e 100.