Pokémon Sword & Shield não contará com a lista completa de monstrinhos da série Pokémon – além dos novos nomes introduzidos com a oitava geração, apenas alguns Pokémon de gerações anteriores estarão nos novos games.

Esta é a primeira vez que isso acontecerá na história da franquia principal de Pokémon, mas não deve ser a última.

Segundo Junichi Masuda, produtor da Game Freak, este deverá ser o novo padrão daqui para frente em futuros jogos desenvolvidos pela companhia, que não contarão mais com todos os monstrinhos de gerações prévias a cada nova geração.

Em entrevista à publicação japonesa Famitsu (via Eurogamer), Masuda indicou que o motivo por trás disso é o grande número de monstrinhos existentes, que já ultrapassou mil.

"Como resultado, tornou-se extremamente difícil fazer Pokémon com uma nova personalidade desempenharem um papel ativo e equilibrar sua compatibilidade", explicou. "Nós decidimos que é difícil fazer com que todos os Pokémon apareçam em projetos futuros".

Ainda de acordo com o produtor, a decisão é "triste", mas teria que ser tomada algum dia. "No final, não tive escolha a não ser optar pela qualidade", afirmou.