Em um caso impressionante, um Nintendo Switch foi usado pelo FBI para localizar uma criança desaparecida nos Estados Unidos. O resgate, que aconteceu em 2022, se tornou público com uma reportagem recente da Forbes.

De acordo com a revista, a garota de 14 anos só conseguiu ser encontrada porque ficou online em seu Nintendo Switch para baixar jogos e assistir ao YouTube. Uma amiga notou que a jovem estava online e informou a polícia (via Kotaku). 

Imagem de um Nintendo Switch
Getty Images (via Forbes)

O FBI contatou a Nintendo, que colaborou com a investigação ao fornecer o endereço de IP do Switch da garota. A colaboração culminou no resgate da garota em agosto de 2022. O sequestrador, um homem de 28 anos que ela conheceu no chat do Omegle, foi preso. 

Frank Mistead, ex-diretor da polícia do Arizona, explicou ao canal ABC como dispositivos com conexão de Internet como o Switch podem ajudar a polícia.

Imagem de um Nintendo Switch
Nintendo

“Provavelmente não é nada que alguém tenha pensado neste momento”, disse o policial. “(...) Tudo está conectado ao Wi-Fi e à rede LTE: Um telefone celular, um iPad, um relógio, o que quer que seja – você pode usar essas coisas para localizar pessoas”.

“Os criminosos precisam entender que a polícia está observando e que você deixa uma pegada digital para onde quer que vá. Nós o encontraremos”, finalizou Mistead. 

LEIA MAIS

Ethan Roberts, o sequestrador, foi condenado a 30 anos de prisão por aliciamento online de um menor, transporte de um menor e recebimento de pornografia infantil.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!