No fim, é possível que o “Switch 2” não tenha capacidades técnicas tão avançadas quanto se imagina. Ao menos, é o que indica o editor do Digital Foundry, Richard Leadbetter, que ouviu de fontes que a resolução do próximo console da Nintendo ficará limitada a 1440p. 

No último episódio do programa DF Direct, publicado na segunda-feira (20), o jornalista disse que, de acordo com suas fontes, o sucessor do Switch terá DLSS, mas não DLA – o que torna “improvável” que o console alcance 4K de resolução (via VGC).

Imagem do Switch
Nintendo

A expectativa do editor, na verdade, é que o console alcance “1080p, possivelmente 1440p se tiver sorte, dependendo do jogo”.

“Havia a dúvida em relação ao preço do DLSS e se a Nintendo incluiria um ‘Acelerador de Aprendizagem Profunda’ (DLA) similar àquele de [GPU] T234, o que efetivamente o tornaria ’livre’ de DLSS, ou menos expressivo tecnologicamente”, comentou Leadbetter. O que o editor comprovou com suas fontes é que, na verdade, a publisher não usará a GPU T234.

Imagem de Zelda BOTW
Nintendo

Exclusiva das placas de vídeo da NVIDIA, o DLSS – ou “Super Amostragem com Aprendizagem Profunda” em tradução livre – é um recurso que usa inteligência artificial para ampliar a resolução de jogos. 

A ferramenta é acompanhada, em algumas placas da NVIDIA, pelo DLA, que faz uso de uma engine separada para acelerar os cálculos de IA, economizando o poder de processamento para garantir imagens de maior dimensão. 

Imagem do Switch de ACNH
Nintendo

Indícios concretos do próximo console da Nintendo surgiram em julho deste ano, quando a VGC apurou que a Nintendo planeja lançar sua nova geração no segundo semestre de 2024

LEIA MAIS

Supostamente apresentado a parceiros importantes do mercado a portas fechadas, o próximo console teria performance “alinhada à 8ª geração” – ou seja, ao PS4 e Xbox One –, nas palavras de Chris Schnakenberg, vice-presidente de relações da Activision. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!