Não é exagero afirmar que a primeira geração de Pokémon é a favorita da maioria dos treinadores. Pioneiros da popularização do anime, filmes e outros produtos, os 151 primeiros registros da PokéDex são os mais famosos até os dias atuais. 

Entre eles está Drowzee, monstrinho psíquico de corpo amarelado que lembra um tapir. Seu semblante é, sim, bastante carismático, mas não se deixe levar pelas aparências: ele está entre os Pokémon mais cruéis.

Imagem de Drowzee de Pokemon
Pokemon Company

A inspiração em Baku

Os olhos cansados de Drowzee entregam sua natureza sonolenta insaciável. Para criá-lo, a Game Freak se inspirou no yokai japonês conhecido como Baku, o comedor de sonhos – que é mencionado diretamente na descrição do monstrinho na PokéDex.. 

Imagem de Baku
Domínio Público

Até mesmo a aparência de ambos é relativamente similar, visto que a criatura folclórica tem corpo de urso, cabeça de elefante, olhos de rinoceronte, cauda de boi e pernas de tigre. 

A grande diferença entre o folclore e o Pokémon, porém, está nos traços de personalidade. O Baku é entendido como um dos grandes protetores da sociedade, sendo comumente associado à saúde e boa sorte. 

Imagem de Baku
Domínio Público

Isso porque a preferência do Baku está em pesadelos humanos – ou seja, ele poupa a humanidade de ser atormentada por sonhos ruins, restando apenas os bons. 

Além disso, espíritos maus comumente evitam se aproximar de áreas habitadas pelo Baku, comprovando seu papel de guardião dos homens. 

Imagem de Baku
Domínio Público

Drowzee, por outro lado, tem uma natureza muito mais sombria. 

Comedor de sonhos

Imagem de Drowzee de Pokemon
Pokemon Company

Seja humano ou Pokémon, Drowzee não costuma distinguir entre os sonhos e pesadelos de suas vítimas. 

Ocasionalmente, há um certo mal estar após ingerir pesadelos mas, no fim, tanto faz para Drowzee. O que de fato importa é que sua sede seja saciada, independente das sequelas deixadas no inquilino – que raramente será adulto. 

Imagem de Drowzee de Pokemon
Pokemon Company

Isso porque a preferência de Drowzee é por sonhos de crianças. As fantasias oníricas dos pequenos e indefesos treinadores costumam ser as mais imaginativas e divertidas e, por isso, são especialmente deliciosas para o Pokémon.

“Se você acha que teve um sonho bom mas não se lembra dele, provavelmente é culpa de um Drowzee”, consta na Dex de Pokémon Gold e Stadium. 

Imagem de Drowzee de Pokemon
Pokemon Company

No fim, ter um Drowzee por perto significa ter noites conturbadas, visto que o Pokémon usa um método bastante incômodo e perturbador para ingerir sonhos. No meio da noite, o monstrinho sobe no travesseiro e se alimenta pelo nariz da vítima. 

Já acordou alguma vez no meio da noite com coceira no nariz? Pois bem.

O Drowzee também se delicia das fantasias roubadas por dias a fio. A PokéDex de SoulSilver discrimina que o Pokémon se lembra de cada um dos sonhos que consumiu, sem exceção. 

Imagem de Drowzee de Pokémon
Pokemon Company

Considerado seu tesouro, os sonhos roubados não são compartilhados com ninguém, a não ser alguém em que Drowzee realmente confia. 

A natureza do Pokémon psíquico pode soar indefesa, mas as consequências reais do poder de consumir sonhos é aterrorizante – e já foi usada na história de Pokémon para o mal, como por exemplo no anime. Tenha isso em mente da próxima vez que for capturar um Drowzee. 

LEIA MAIS

Os mais recentes jogos de Pokémon são Scarlet e Violet, disponíveis para Nintendo Switch.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

extras/capas/pokemon_scarlet_e_violet_box_art.jfif
Pokémon Scarlet e Violet
  • Lançamento

    18.11.2022

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    GameFreak

  • Gênero

    RPG, mundo aberto

  • Plataformas

    Nintendo Switch