Foi lá em fevereiro de 2011 que a Nintendo lançou o videogame portátil Nintendo 3DS, um aparelho que chegou com ousadia e uma difícil missão: suceder o sucesso impressionante do DS original.

Para isso, o videogame investiu em tecnologia de tela 3D estereoscópica que permite visual efeitos tridimensionais sem o uso de óculos especiais. Não deu lá muito certo, mas a Nintendo conseguiu contornar esse problema com uma biblioteca de jogos fenomenal.

Selecionamos abaixo alguns dos melhores títulos do videogame para ajudar você a saber o que de melhor aproveitar no 3DS. Confira e diga nos comentários quais são os seus favoritos!

Animal Crossing: New Leaf

O fofo e tranquilo game de comunicação social e cidadezinha da Nintendo chega a uma forma robusta de evolução no 3DS, com conteúdo vasto e variado, diversas interações multiplayer e toda a versatilidade de ser um game portátil.

Divulgação

BoxBoy!

Para quem pensa que a Nintendo é só Mario, Zelda, Pokémon e as séries clássicas de sempre, vale conferir BoxBoy: trata-se de um puzzle divertido, criativo e carismático, que já rendeu outros capítulos no próprio 3DS.

Divulgação

Fire Emblem: Awakening

Depois de vários episódios sem sucesso no ocidente, a franquia Fire Emblem estava em uma encruzilhada: Awakening precisava vender bem para talvez a série continuar no futuro. Talvez a situação tensa tenha encorajado a equipe de produção a fazer o seu melhor e o resultado não poderia ser mais positivo: Awakening tornou-se o jogo mais vendido de Fire Emblem no ocidente e não só salvou a série como incentivou a Nintendo a dar mais atenção para ela.

Divulgação

Harmoknight

Nem só de Pokémon vive a Game Freak, lendária produtora da série. Entre outros experimentos do estúdio aparece com destaque este colorido jogo musical que mistura ritmo com aventura ao estilo plataforma e também se aproveita de forma eficiente das capacidades tridimensionais da telinha do portátil.

Divulgação

Kid Icarus: Uprising

Em um raro momento nas últimas duas décadas em que não esteve produzindo um Smash Bros., o diretor Masahiro Sakurai cuidou do retorno triunfal do anjinho Pit em uma aventura recheada de conteúdo e com história hilária, épica e envolvente.

Divulgação

Resident Evil: Revelations

Com uma mistura equilibrada entre o suspense clássico da franquia e a jogabilidade mais focada na ação de títulos recentes, Revelations trouxe de volta também a querida dupla Jill Valentine e Chris Redfield em uma aventura tensa. Até os minigames são muito bons.

Divulgação

Theatrhythm Final Fantasy: Curtain Call

Com certa inspiração nas mecânicas de Elite Beat Agents, este game musical de Final Fantasy dá nova roupagem para os clássicos heróis da saga e, principalmente, celebra dezenas das canções mais memoráveis da franquia com muito desafio.

Divulgação

Super Mario 3D Land

Poucos games do portátil utilizam tão bem o efeito 3D estereoscópico como esta aventura do encanador bigodudo. Super Mario 3D Land traz uma combinação excelente de gráficos tridimensionais com o estilo clássico e mais simples das odisséias 2D do herói - incluindo os populares power ups de Racoon e Tanooki.

Divulgação

Super Smash Bros. for Nintendo 3DS

Demorou para acontecer o primeiro Smash Bros. totalmente portátil e ele veio justamente no 3DS. O jogo traz um estilo visual distinto em relação à versão para Wii U e muito conteúdo, incluindo o divertido Smash Run, que apresenta uma grande dungeon para explorar.

Divulgação

Mario Kart 7

Já é tradição: os principais consoles da Nintendo desde o SNES contam com um Mario Kart para chamar de seu e o 3DS honra esse legado. Esta edição traz como novidade os trechos áereos, em que é possível planar pelos cenários. Visão em primeira pessoa também é uma das novidades assim como a possibilidade de customizar os carrinhos com diferentes peças.

Divulgação

Pokémon X/Y

A sexta geração de Pokémon fez sua estreia no 3DS, assim como a região de Kalos, baseada na França. O game foi também o primeiro episódio principal da série a contar com gráficos totalmente tridimensionais e apresentou as megaevoluções, versões ainda mais poderosas de certas criaturas que só podem ser utilizadas em combates.

Divulgação

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds

A Hyrule do clássico A Link to the Past foi o palco desta empolgante aventura. A mecânica da vez é a possibilidade de virar um desenho nas paredes e explorar cenários de forma até então inédita na série. Link Between Worlds apresentou também o conceito de explorar as dungeons na ordem que o jogador desejar, ideia que foi ainda mais expandida em Breath of the Wild.

Divulgação

Luigi's Mansion: Dark Moon

Poucos esperavam por uma sequência do jogo de estreia do GameCube, mas ela veio e foi incrível. Dark Moon preserva o humor característico da jornada solo de Luigi e adiciona muitas novas atrações, incluindo modo multiplayer.

Divulgação

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D

Perfeito para quem não teve a oportunidade de jogar este clássico imortal no Nintendo 64. Ou também para aqueles que querem reviver as emoções da jornada de Link através dos tempos. Ocarina of Time 3D traz gráficos revigorados e jogabilidade refinada por meio da tela de toque (deixando muito menos difícil a dungeon do templo da água).

Divulgação

The Legend of Zelda: Majora's Mask 3D

Um dos Zeldas mais inusitados e empolgantes de toda a franquia. Majora's Mask 3D se beneficia dos mesmos tipos de melhorias de Ocarina, facilitando bastante a exploração por Termina e ajudando a curtir ainda mais os cenários e personagens bizarros do game.

Divulgação

Bravely Default

Um verdadeiro RPG à moda antiga. Bravely Default resgata o espírito ingênuo de fantasia medieval dos primeiros Final Fantasy e embala em um universo original e pontuado por personagens queridos e marcantes. O sistema de combate, ainda que claramente nostálgico, apresenta novidades que mexem bastante com a dinâmica clássica de batalhas por turno.

Divulgação

New Super Mario Bros. 2

Ouro, ouro e ainda mais ouro! NSMB2 traz uma nova aventura nos moldes tradicionais do Super Mario, mas sob um inusitado 'filtro do tesouro' que coloca as moedas como um item onipresente pelas fases - tem até um power up de flor de ouro que transforma blocos em moedas!

Divulgação

Metroid: Samus Returns

Uma merecidíssima releitura da segunda aventura de Samus, lançada originalmente no Game Boy. Sob responsabilidade da MercurySteam, estúdio que revitalizou Castlevania com a série Lords of Shadow, o título traz belos gráficos, novas mecânicas de combate e uma narrativa mais arrojada.

Divulgação

Monster Hunter 4 Ultimate

Antes de arrebatar de vez o ocidente com Monster Hunter World a Capcom se empenhou bastante nas plataformas Nintendo. Perfeito para quem busca a tradicional experiência de caça a enormes criaturas, mas em uma plataforma portátil.

Divulgação

Professor Layton vs. Phoenix Wright: Ace Attorney

Duas das melhores séries de puzzle e visual novel dos consoles Nintendo se encontram em um crossover tão improvável quanto incrível. O game combina os quebra-cabeças de Layton com os segmentos de tribunal de Ace Attorney e traz uma história enorme que, ainda que demore para engrenar, empolga bastante.

Divulgação