A agência de notícias Reuters reporta que a companhia Tencent Holdings começará a vender unidades do Nintendo Switch na China, levando o popular console para um dos maiores mercados do planeta.

A reportagem indica que autoridades da província de Guangdong aprovaram a venda do console com uma versão teste (que não requer aprovação) do jogo New Super Mario Bros. U Deluxe, o que deve pavimentar a distribuição da plataforma no resto do país.

De acordo com analistas, ao contrário do PlayStation 4 e Xbox One, que encontraram dificuldade em se estabelecer no mercado, o Switch tem boas chances de prosperar na China.

"O que separa a Nintendo dos outros, no caso, é que sua biblioteca de propriedades intelectuais - incluindo Mario, Zelda e Pokémon - já é extremamente popular no mercado", declarou o analista Gu Tianyi, da firma Newzoo. "Além disso, o aspecto mobile do Switch se encaixa muito bem com a cultura que dá prioridade para dispositivos móveis na China."

Um dos grandes obstáculos para as vendas do console na China tem sido seu governo, que nos últimos tempos adotou uma política mais restritiva quanto à aprovação de títulos no país - o que levou a Tencent a sofrer prejuízos significativos no seu valor de mercado.