A Nintendo e a Niantic, estúdio responsável por desenvolver Pokemon Go e Harry Potter: Wizards Unite, jogos de realidade aumentada que focam na interação da comunidade com o mundo real utilizando os celulares, anunciaram uma parceria para criar um jogo de realidade aumentada para a franquia Pikmin.

Os jogos de AR da Niantic usam essencialmente o banco de dados e muitas das mecânicas de jogos anteriores da empresa como Ingress, Ingress Prime e o aplicativo lançado em 2012 para ajudar pessoas a descobrirem lugares “únicos e escondidos no mundo real”, Field Trip, uma espécie de FourSquare ou Trip Advisor hipster.

Divulgação / Niantic

Por mais que todos os jogos da Niantic tenham suas próprias mecânicas exclusivas, um dos principais desafios de aplicativos de realidade aumentada com banco de dados do mundo real é que ela depende muito da interação da própria comunidade para expandir essa base de dados, não basta utilizar mapeamento digital e coordenadas de GPS, e estando nesse ramo por quase 10 anos a Niantic consegue criar ambientes virtuais dentro de cada uma de suas novas plataformas de maneira que refletem não apenas a densidade populacional de cada região das cidades, mas muitas vezes os padrões de deslocamento.

O jogo de AR de Pikmin, segundo anúncio oficial, tem uma premissa similar à de Pokemon Go, envolvendo gameplay que incentive as pessoas a caminharem mais tornando essas atividades mais agradáveis.

Até o momento o lançamento mundial está previsto para o final de 2021, uma aposta arriscada levando em consideração o cenário da pandemia dependendo das regiões por conta das logísticas diferentes de cada país sobre a questão da vacinação contra a SARS-COV2. Mesmo Pokemon Go e Harry Potter: Wizards Unite tiveram que introduzir às pressas mecânicas que permitissem que a base de usuários não caísse muito podendo fazer mais atividades de casa ou com deslocamentos menores.

Crédito: Divulgação / Niantic

 

O pré-registro para baixar o jogo quando este estiver disponível na sua região pode ser feito aqui, mas vale lembrar que se a situação da pandemia não estiver sob controle, o melhor é continuar mantendo todas as medidas de distanciamento e deixar para aproveitar Pikmin em realidade aumentada quando for seguro, pois seus bichinhos fofinhos e coloridos até podem quebrar pedras, mas vírus eles não eliminam.