Bryan Walker, antigo diretor do Retro Studios, da Nintendo, revelou que o terceiro Metroid Prime quase foi um jogo em mundo aberto. Apesar da ideia não ter sido implementada na época, nada impede que um dia a Big N decida dar uma chance.

De acordo com Walker, foi o próprio Mark Pacini, então diretor da série Metroid Prime, quem decidiu propor um caminho menos linear. Entretanto, apesar de alguns conceitos até terem sido utilizados na versão de protótipo, os elementos de mundo aberto eram grandes demais, no sentido de ocuparem muito espaço mesmo.

"Mark veio com uma mudança interessante para a visão e algumas fórmulas de Metroid Prime 3 em comparação com Metroid Prime 2", disse em entrevista ao youtuber Kiwi Talkz. "Queríamos bastante colocar a nave como algo jogável e até tivemos isso, de certa forma, em Prime 3, mas Mark estava pensando de maneira muito mais ambiciosa."

"Havia também a proposta de um mundo aberto que era muito menos linear, e a equipe estava animada com essa possibilidade. Não pudemos criar protótipos de muitas dessas coisas, porque eram bem grandes. Até criamos alguns protótipos da nave, mas a do mundo aberto era muito maior", contou.

Eventualmente, os planos foram descartados e apenas trechos roteirizados na nave ​​chegaram à versão final de Metroid Prime 3. Uma possível razão para deixarem a ideia de lado foram as especificações de hardware inesperadas do Nintendo Wii, que, segundo Walker, a Retro Studios esperava serem muito mais potentes.

Metroid Prime 4, próximo jogo da série, foi anunciado em 2017. Desde então, pouco se ouve falar a respeito do título. Inclusive, em janeiro de 2019, foi revelado que o desenvolvimento da sequência de Metroid Prime 3 seria reiniciado do zero. Naturalmente, o jogo segue sem uma data de lançamento definida.