O anúncio de Pokémon Scarlet & Violet trouxe de volta a (infelizmente) velha crítica de fãs brasileiros sobre a falta de tradução em português do Brasil para os games da série. Desta vez, porém, esse pessoal conta com uma aliada com voz forte: Juliette, a icônica vencedora do Big Brother Brasil 21.

"Realmente eu acho um absurdo que Pokémon não tem uma versão — Sabia nem disso", disse Juliette em um Instagram Stories. "Primeiro que eu não sei inglês e boneco não tem boca não, pode ser em qualquer idioma, isso é uma safadeza. Com quem eu falo? Diga aí onde que eu vou falar..."

Juliette, vale lembrar, tem mais de 33 milhões de seguidores no Instagram. Curiosamente, a conta oficial de Pokémon tem "apenas" 3,8 milhões na rede social.

O desabafo parece ter criado algum efeito no público, e como apontado por Daniel Reenlsober, do Ultra N Podcast, a hashtag #PokemonPTBR ficou no Top 10 mundial em outra rede social, o Twitter.

A falta de localização em português do Brasil para os jogos de Pokémon tem, por anos, sido fonte de revolta entre fãs e entusiastas da franquia, especialmente ao se considerar a popularidade dela no país não só pelos games, mas também por conta de derivados como o anime e o card game.

As críticas retornaram com força em 2022, tanto pelo lançamento de Pokémon Legends: Arceus em janeiro, como agora com o anúncio de novos jogos principais para o Nintendo Switch.

Vale notar ainda que certos títulos, como Pokémon GO e Pokémon UNITE, contam com tradução em português brasileiro. A Nintendo também começou a localizar alguns de seus jogos para o PT-BR, incluindo Mario Party Superstars e os vindouros Mario Strikers: Battle League e Nintendo Switch Sports.

Pokémon Scarlet & Violet estão previstos para sair em 2022, e por enquanto não há sinal de localização para o Brasil.