O Pro Controller e os Joy-Con do Nintendo Switch foram homologados pela Agêncial Nacional de Telecomunicações (Anatel) no dia 6 de abril, reporta o site Plantão Anatel (via Switch Brasil).

A homologação foi feita a pedido da empresa DKAF do Brasil Representações, empresa com sede em Poços de Caldas, em Minas Gerais, e que define suas atividades, entre outras, como "Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente" e "Representantes comerciais e agentes do comércio de eletrodomésticos, móveis e artigos de uso doméstico".

A companhia tem 116 homologações, em sua maioria relacionada a produtos automotivos, mas também há registros como o notebook Intel QC7; fones de ouvido B&O Beoplay E8; e câmera Polaroid Originals OneStep+.

Vale lembrar que esta não é a primeira vez que um produto da Nintendo é homologado pela Anatel nos últimos anos: em fevereiro de 2018, o próprio Nintendo Switch foi registrado a pedido da empresa M RS Digital Ltda.

Procurada pelo The Enemy na época, porém, a Nintendo negou qualquer relação com a companhia, e a homologação perdeu a validade ao fim de 2019, sem qualquer chegada oficial de hardware no país.

The Enemy procurou a assessoria da Nintendo e da DKAF em busca de mais informações sobre a homologação.