Genyo Takeda, uma das principais figuras na história da Nintendo, está se aposentando da indústria dos games. O japonês trabalhou em diversos jogos e consoles da empresa, tem 68 anos e se aposenta em junho deste ano.

Genyo Takeda

Takeda foi contratado por Gunpei Yokoi, criador do Game Boy, em 1971. Ele participou da criação de Punch-Out!!Pilotwings 64 Dr. Mario 64, entre outros jogos. Na parte dos consoles, foi um dos responsáveis pelo analógico do controle do Nintendo 64 e comandou o desenvolvimento do Wii, console mais vendido da história. Ele também ajudou a apresentar o Game Cube para o mundo, como a foto acima (via Game Watch Impress) mostra.

Depois da morte de Satoru Iwata, Takeda, junto com Shigeru Miyamoto, foi nomeado diretor interino da Nintendo e ajudou a gerenciar a empresa até a seleção de Tatsumi Kimishima como novo presidente. Seu cargo na gigante japonesa, até o anúncio da aposentadoria, era de líder na área de desenvolvimento tecnológico. Ko Shiota, até então chefe da divisão de desenvolvimento de tecnologia da Big N, vai substituí-lo.