Impulsionada pela política contra loot boxes no país, a Nintendo anunciou que irá encerrar o serviço a Animal Crossing: Pocket Camp e Fire Emblem Heroes na Bélgica. Não será possível baixar ou jogar os títulos mobile no país a partir de 27 de agosto de 2019.

Em declaração oficial, a empresa afirma que os jogadores que ainda tiverem Orbs ou Leaf Tickets (as moedas virtuais dos jogos) poderão gastá-los até a data limite. A Nintendo também conta que, no futuro, não lançará jogos que tenham modelos similares de lucro no país.

De fato, ambos os jogos possuíam mecânicas que se aproximavam das loot boxes. Em Fire Emblem Heroes, era possível conseguir personagens aleatórios para seu esquadrão; já em Animal Crossing, o apelo era por itens mais bonitos e raros, também sorteados aleatoriamente.

Isso vai de frente com a política que vem sendo adotada na Bélgica, afirmando em abril de 2018 que loot boxes são uma forma de jogo de azar. Como consequência, a Valve bloqueou caixas de CS:GO no país; a Blizzard fez o mesmo para Overwatch e Heroes of the Storm.

Com a EA, o buraco foi um pouco mais embaixo, e a Bélgica teve de abrir uma investigação criminal acima dos pacotes de cartas do FIFA Ultimate Team. Iniciada em setembro, a investigação mostrou resultados apenas em janeiro deste ano, quando os FIFA Points deixaram de ser vendidos no país, apesar dos argumentos da EA de que os jogadores estavam cientes das probabilidades de tirar determinadas cartas, e também de que não havia maneira oficial de resgatar seu dinheiro.

Ainda assim, é de se questionar a demora da Nintendo em tomar atitudes. Também não ficou claro o motivo de apenas a Bélgica ter sido afetada, visto que a Holanda adotou uma política similar contra as loot boxes antes mesmo dos belgas.