Umas das marcas mais reconhecidas da indústria dos games, o icônico logotipo da "Nintendo" quase foi abandonado pela companhia para dar lugar a uma versão mais "jovem".

Quem conta isso é Reggie Fils-Aime, ex-presidente da Nintendo da América que foi contra a proposta de mudança do logo da Nintendo – e um dos grandes responsáveis por mantê-lo na forma como conhecemos até hoje.

Em entrevista ao podcast Present Value, Fils-Aime contou que a proposta tinha o objetivo de tornar o logo "mais velho", em uma tentativa de apelar para um público diferente do infantil, tradicionalmente associado à Nintendo. Entre as propostas, estava a possibilidade de um logo com os dizeres "Nintendo" em uma forma grafitada.

Quando eu entrei na Nintendo, havia uma sensação quase de vergonha que a Nintendo atraía consumidores jovens, e a equipe de marketing da Nintendo da América começou a fazer coisas com o logotipo – aquele logotipo clássico da Nintendo em formato oval – eles o colocavam no estilo grafite, ou eles faziam coisas diferentes para tentar envelhecer o logotipo, e eu acabei com isso porque essa não é a nossa marca", afirmou. "O que precisávamos fazer era, sim, atrair muitos consumidores, mas precisávamos fazê-lo com base no que a marca representava, e não fazê-lo de alguma maneira falsa."

Ainda segundo o ex-executivo da Nintendo, a resposta para a tentativa de mudar o logotipo da marca foi criar uma mensagem que aumentasse o alcance da Nintendo – o que, eventualmente, abriu o caminho para produtos como o Wii e o Wii Fit.

Após 15 anos na companhia, Reggie Fils-Aime se aposentou em abril do ano passado do cargo de presidente da Nintendo da América. Doug Bowser, antigo vice-presidente de vendas da companhia, assumiu a posição.