Depois de começar o ano com um belo remaster de um antigo título do Super Mario original do Wii U, a Nintendo engata uma segunda marcha em relação aos lançamentos first-party para Switch com Yoshi's Crafted World.

O game constrói em cima do legado das aventuras do dinossauro comilão de forma leve, criativa, divertida e encantadora.

Seguindo a tradição dos games de Yoshi, Crafted World traz um estilo visual único: todos os cenários são construídos com itens como cartolina, giz de cera, algodão e muito mais.

Parece que tudo acontece dentro de uma grande papelaria mágica e os gráficos colaboram bastante para isso e representam bem as texturas de cada material - um detalhe importante que motivou a Nintendo a usar o motor gráfico Unreal Engine para criar este título.

O visual doce e colorido combina com o estilo suave de jogabilidade, que deixa de lado a dificuldade em favor da exploração. A exemplo dos games anteriores de Yoshi, há muitos itens para coletar e segredos para descobrir nas fases. Ao passear pelos mapas existem até mesmo máquinhas para comprar fantasias para o Yoshi, que podem ser usadas para dar proteção a mais para o dinossauro (ou só fazer uma graça mesmo).

Yoshi faz isso com movimentos igualmente clássicos, como engolir os inimigos para transformá-los em ovos e atirar pelos cenários e também com aquela flutuadinha ao balançar as pernas e também a inabalável bundada.

Não só isso: depois de completar cada nível é possível jogar a fase de novo, só que de trás pra frente e com novos objetivos. Ah, e mesmo depois há mais missões que desafiam a encontrar certos itens pelas fases.

A intenção da Nintendo é clara em fazer os jogadores passearem pelas fases com tranquilidade para admirar os engenhosos cenários.

Inclusive, tudo isso pode ser aproveitado em multiplayer local, ao lado de mais uma pessoa, e até ativar uma opção para deixar o jogo mais fácil, o que dá asas para Yoshi, inimigos causam menos dano e outras benefícios.

Quem sentir falta de dificuldade, vai poder encontrar um pouco disso nos níveis mais avançados, especialmente no conteúdo opcional após terminar a aventura. Pessoalmente, senti que o jogo poderia explorar um pouco mais algumas das divertidas ideias apresentadas ao longo das dezenas de fases: muitas mecânicas engenhosas são apresentadas e nunca retomadas mais adiante.

O jogo está disponível para compra aqui no Brasil pela Loja Nintendo, site oficial da empresa para venda de jogos digitais do Switch.

extras/capas/yoshis-crafted-world.jpg
Yoshi's Crafted World
  • Lançamento

    29.03.2019

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Testado em

    Nintendo Switch

  • Plataformas

    Nintendo Switch

Nota do crítico