Divulgação/Nintendo
Review: Super Mario Party Jamboree é o mais completo e grandioso da franquia
Com vários modos de jogo e uma campanha o novo título tem horas de conteúdo diversificado
Super Mario Party Jamboree já tinha sido anunciado como sendo o maior da franquia. Os novos modos de jogo são divertidos, dinâmicos e exploram as funcionalidades dos Joy-Con ao limite, relembrando um pouco do legado do Nintendo Wii. Ele conta também com um modo campanha, um modo Mario Party Pro e conquistas para desbloquear ao longo do gameplay. Tudo isso somado à dublagem em português faz com que o jogo seja um grande destaque, mesmo com algumas críticas.
Começando com o modo clássico, o jogo oferece quatro tabuleiros iniciais e mais três que você consegue desbloquear à medida que avança. Essencialmente, o jogo permanece o mesmo, mas essa edição conta com o modo Pro, as duplas Jamboree e algumas reações que os jogadores podem mandar durante a partida. Desenhadas em formato de figurinhas, essas reações são uma forma interativa de participar enquanto espera os outros jogarem e é uma comunicação interessante em partidas online já que não há um chat.
A dupla Jamboree é uma evolução das duplas do Super Mario Party. Um personagem surge no tabuleiro e os jogadores têm três rodadas para conseguir chegar até ele. Mas diferente do jogo anterior, não é garantido conseguir a dupla para si, pois ao chegar no personagem todos participam de um minijogo em que somente o vencedor ganhará o acompanhante, que dura também apenas 3 rodadas e pode ser roubado caso outro jogador ultrapasse a dupla.
A grande vantagem é conseguir coletar tudo em dobro, moedas, itens e até mesmo estrelas, caso tenha dinheiro suficiente. É um método mais justo do que o introduzido pelo antecessor, em que cada personagem concedia um dado bônus e quem tivesse mais acompanhantes andava consideravelmente mais do que os outros jogadores.
O modo Pro é o grande diferencial, especialmente para aqueles que acreditam que Mario Party se baseia apenas em sorte. Esse modo elimina alguns fatores de aleatoriedade, fazendo com que determinadas casas você possa escolher o efeito e em outras seja uma roleta de vários efeitos idênticos, além de anunciar logo no início do jogo qual será a estrela bônus. Algumas regras complementares incluem a escolha de um item, lojas que possuem estoque limitado, número de rodadas fixo em 12 e é possível saber onde a estrela aparecerá em seguida. É um modo de jogo menos dinâmico e mais previsível, mas com regras mais igualitárias em que a estratégia desempenha um papel maior.
Na praça central do jogo, onde podemos comprar reações, músicas, adesivos entre outros, o modo campanha pode ser jogado por apenas um jogador. Chamado de Jornada das Tarefas, ele fica um pouco escondido dentre as várias opções da praça e tem a limitação do save ficar atrelado ao personagem que não é possível trocar.
A campanha é basicamente composta de mini games onde você precisa vencer e acumular mini estrelas e algumas tarefas que os diversos personagens espalhados pelo mapa pedem. Inclusive, ela usa os cinco tabuleiros do modo clássico, nos quais você pode andar livremente. De modo geral, é um modo bem estimulante e completo, além de ser uma opção interessante para quem quer jogar sozinho com um objetivo e ainda ser desafiador, já que a dificuldade vai aumentando conforme avança.
Concentrada na área do menu, há uma diversidade de jogos que utilizam a movimentação dos joycons com a possibilidade de coop local que são a Cozinha Rítmica, a Fábrica do Toad e as Aventuras Aéreas. Na cozinha, temos minijogos de ritmo em que o jogador precisa usar o movimento do controle para cozinhar diversos tipos de pratos. Bem parecido com o Sound Stage do Super Mario Party, porém cooperativo, esse modo é mais casual e bem divertido para jogar com quatro pessoas nos intervalos das partidas. Já na Fábrica de Toad, o desafio é tentar levar uma bolinha até o cano, movimentando diversas peças coloridas na fase. Os puzzles vão ficando bastante desafiadores e jogar com os amigos deve render alguma confusão.
As Aventuras Aéreas são com certeza as mais cansativas e doloridas. A ideia é que o Mario ganha asas e você tem que movimentar os braços para se deslocar no ar. É preciso dois Joy-Con para jogar, mas o modo só comporta dois jogadores e só é possível jogar com Mario e Luigi. Mesmo assim, é um modo engraçado e intenso com três opções de gameplay: um modo livre, onde você pode explorar um mapa, um modo cooperativo em que a dupla faz um serviço de “táxi” e um competitivo que ganha quem tiver capturado mais parajoaninhas, com a possibilidade de roubar do inimigo, rendendo uma disputa acalorada.
Bowser é figura central em dois modos de jogo: a Brigada Anti-Bowser e a Bowserathlon, que estão disponíveis apenas para jogar na rede e não possuem coop local, o que é uma escolha questionável, já que ambos seriam bem interessantes de se jogar com os amigos na sala. O primeiro, a Brigada Anti-Bowser, é um modo cooperativo em que oito jogadores precisam se ajudar para derrotar Bowser Impostor. Os jogadores têm que quebrar caixas, pegar bombas e participar de minijogos. Com certeza renderia uma boa bagunça se fosse possível jogar com os amigos.
Já a Bowserathlon é um modo competitivo em que 20 jogadores dão voltas em uma pista por meio de moedas coletadas em minijogos. A corrida é bem acirrada e a cada três minijogos o Bowser corre atrás dos jogadores e quem não conseguir fugir volta várias casas. Não havia como testar online e jogando somente local dá a sensação que depois de algumas partidas o ciclo fica um pouco repetitivo, mas pode ser que com outros jogadores a percepção seja outra.
Por último, temos a Marina dos Minijogos, o local onde tradicionalmente encontramos todos os minijogos para competir entre os amigos, e mesmo aqui há várias opções, com um modo somente online, desafios diários, batalhas em duplas e desafios dos personagens Jamboree.
No geral, o jogo é muito completo, uma versão aprimorada da clássica experiência do Mario Party. Os desenvolvedores souberam aproveitar bem as ideias e deram várias possibilidades para que diversos tipo de jogadores possam experienciar da melhor maneira possível. Ter jogos parecidos, mas com formato cooperativo e competitivo, faz com que ambos os estilos de jogo sejam contemplados sem limitar a uma única escolha e os modos de jogo são interessantes e divertidos. O menu também é digno de elogio, as várias ilhas ao redor de uma praça central contribuem para a sensação de grandeza do jogo.
A localização e a dublagem em português são a cereja do bolo tanto para os fãs mais antigos da Nintendo quanto para os mais novos. Não há muitas falas, claro, por se tratar de um Mario Party, mas poder escutar uma voz falando em nossa língua é emocionante e empolgante para o quê a empresa pode nos reservar para o futuro. E para aqueles que gostam de ter mais objetivos no jogo, a adição das conquistas fará com que a gameplay se estenda por muitas horas. Para quem gosta da franquia, esse título é obrigatório, uma síntese de tudo o que há de melhor em um jogo cujo objetivo é se reunir com os amigos e se divertir.
- Lançamento
17.10.2024
- Publicadora
Nintendo
- Desenvolvedora
Nintendo Cube