Dentro do mesmo tempero de sucesso de Pokémon Sun e Moon, as versões Ultra levantam um questionamento para todos os fãs da franquia: vale a pena comprar? O que há de novo?

Se você não jogou as versões primárias e ainda está em dúvida se deve ou não se aventurar nesse universo quase paradisíaco das novas versões, confira nosso review completo de Pokémon Sun e Moon.

Mesma história? Quase

Apesar de seguir no mesmo território de Alola, em Ultra Sun e Ultra Moon a história tem diferenças marcantes desde o momento em que você escolhe seu primeiro companheiro até os adversários que irá encontrar durante o jogo. A escolha de seu Pokémon inicial é muito mais prática, solucionando o que muitos usuários chamaram de 'enrolação' na versão passada.

As diferenças entre as versões se tornam ainda mais determinantes quando a personagem Lillie passa a ser o foco da aventura — infelizmente isso só acontece após 20 horas de jogo, ou seja, para realmente ver "o que há de novo", é preciso estar preparado para aguentar algumas horas de um enredo extremamente semelhante ao do jogo anterior.    

A cada versão lançada, a história e a trama de Pokémon vêm se tornando mais envolvente e recheada, com detalhes que cativam o jogador. Diferente de algumas episódios antigos, o jogo foi capaz de prender meu interesse não só pelo desejo de "finalizar o jogo e derrotar a elite", mas sim pelos personagens cada vez mais profundos, pelos mistérios dos novos inimigos e também pelo ar de que "algo de errado vai acontecer" que cerca a história. Há muitos mistérios nas tramas em Alola.

Em Ultra Sun e Ultra Moon, o mistério escondido atrás dos Ultra Wormholes abre janelas para interpretações totalmente diferentes sobre o universo de Pokémon: o que são essas criaturas? Lendários habitam este local? Quão determinante é essa descoberta para o mundo dos monstrinhos que conhecíamos antes? Todas essas respostas são reveladas através da interpretação do jogador, o título apenas te dá informações cruas para você tirar sua própria conclusão.

Alola também ganhou mais personalidade. Os NPCs abrem portas de interação para o jogador e surgem com histórias cativantes e vívidas. Não são mais pessoas que habitam o mundo mas não 'vivem' nele. Cada um tem sua própria trama, seus próprios desafios. Você como protagonista tem parte ativa no desenvolvimento de várias dessas pequenas histórias, trazendo ainda mais vida ao arquipélago.

Mas o que há de novo?

A nova versão possui suas particularidades na história, sim, mas o que é mais acentuado são os locais novos (como o Pikachu Valley), as novas evoluções (a forma Dusk do Lycanroc) e as dinâmicas de movimentação que deixam o jogo ainda mais interativo e divertido (Alô, Mantine Surf!). Para mim, um dos grandes pontos de nostalgia e alegria foi a existência do Team Rainbow Rocket, unindo todos os vilões de outras versões e o próprio líder do Team Rocket, Giovanni.

Com a entrada de Rotom, a interação com o Pokedéx acaba sendo mais constante, pois além de suas dicas mais objetivas, a Rotom Loto faz com que você consiga itens para sua jornada com bastante frequência, capazes de te ajudar com diversos aspectos de sua aventura, desde aumentar sua amizade com Pokémon até efeitos como RepelFull Restore. Confesso que as vezes o Rotom fala um pouquinho demais, mas essa aproximação informal do Pokémon com você transforma a experiência mais imersiva. Fica a dica para quem quer completar a sua Pokedéx: os monstrinhos exclusivos de cada versão são os mesmos de seu antecessor, ou seja, se você pegou o Pokémon Moon, aposte no Ultra Sun e vice-versa.

Aprimoramentos?

A nova versão também recebeu algumas melhorias mecânicas, se tornando mais prática. Os diálogos estão melhores, a interface foi otimizada (e ficou mais colorida) e os “tutoriais” são muito mais intuitivos e dinâmicos. Tudo isso transforma a experiência em algo muito mais orgânico e de fácil entendimento.

Se você é um fã assíduo de Pokémon e se diverte em descobrir novas histórias e encarar novos desafios, sim, Pokémon Ultra Sun e Moon é para você, pois a janela de exploração que expande essa versão da anterior é um grande parágrafo de histórias marcantes.

Caso você seja um jogador que já jogou a versão anterior e não se importa muito com a história e só quer derrotar a Elite, talvez não seja o título certo para seu tempo, pois pode acabar sendo uma experiência bastante repetitiva.

No mais, se você é apaixonado por Pokémon, gosta de descobrir novas aventuras e não se importa de pegar os mesmos monstrinhos, Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon vai, com certeza, te deslumbrar com detalhes cativantes e divertidos.

Nota do crítico