Eu particularmente nunca tive um console Nintendo, mas grande parte das minhas lembranças de videogames envolvem jogar com familiares e amigos incontáveis horas de boliche, boxe e outros esportes no Wii.

Então assim que adquiri um Nintendo Switch fiquei um pouco chateado por não ter nada parecido… até agora.

Nintendo Switch Sports é o jogo que estava faltando no console híbrido. 

Vôlei, Badminton, Boliche, Futebol, Chambara e Tênis são as categorias esportivas que estão disponíveis em seu lançamento. Alguns deles são bem simples de entender, já outros talvez precisem de uma breve explicação sobre como funcionam suas mecânicas.

Jogar sozinho não é a melhor opção e existem três níveis de dificuldade que até podem criar um certo desafio, mas sua verdadeira essência é colocar as pessoas para se divertir entre amigos e família, poder brincar e zoar com os outros jogadores entre as partidas.

E o ato de jogar não é muito diferente do que já conhecemos. Em esportes como Tênis, Badminton e Boliche nem mesmo são apresentados tutoriais, tendo em vista a simplicidade lógica do que deve ser feito. Isso acaba tornando o jogo extremamente acessível para todo tipo de público. 

E já que estamos falando de acessibilidade, aqui vem mais um ponto positivo: a localização em Português do Brasil. É interessante que uma coisa tão corriqueira nos dias de hoje acabou tornando os tutoriais simples de entender e com fácil acesso a todos.

Dos seis jogos disponíveis, Chambara com toda certeza foi o que mais me divertiu e chamou a atenção. Nele, dois jogadores duelam usando espadas e o objetivo é empurrar o adversário para fora da arena e derrubá-lo na água — o que acabou se mostrando divertidíssimo. A disputa para desempatar acaba deixando a experiência ainda melhor e mais divertida.

O Vôlei foi a modalidade que mais senti problemas em relação aos comandos. Em alguns momentos pude perceber que os movimentos estavam sendo captados de maneira errada e que interferiu em alguns resultados, mas nada que fosse um problema muito grande e que podem ser resolvidos com um espaço maior de jogo ou se realmente ser um problema de jogabilidade, em uma futura atualização. 

Futebol é um dos modos que mais existe diversidade. Logo de primeira senti uma boa semelhança com Rocket League - mas sem os carros. E como já disse anteriormente, é algo maravilhoso para jogar entre os conhecidos.

Afinal, esse é o objetivo do Switch Sports: juntar a família e amigos em partidas rápidas e extremamente divertidas, dando oportunidade para que qualquer pessoa consiga jogar, se enturmar e passar horas se divertindo. 

Entretanto, senti falta de mais esportes, o que claramente é uma crítica com base em memórias afetivas que seu antecessor me remete. Deixar categorias de fora como Boxe e até de alguns esportes que tenho paixão, como por exemplo o Tênis de Mesa, foi um duro golpe em meu saudosismo.

No geral, a experiência com Switch Sports é extremamente positiva e faz muito bem o que se propõe a fazer: reunir e divertir amigos e família, algo que eu realmente sentia falta no Nintendo Switch, apesar de termos outros jogos que se propõem a isso como Smash Bros, Mario Kart e Mario Party. Nenhum deles é similarmente acessível para pessoas que não são ligadas aos videogames. E é por isso que Nintendo Switch Sports é tão incrível e necessário nos dias de hoje.

  • Lançamento

    29.04.2022

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Nintendo

  • Gênero

    Esporte

  • Testado em

    Nintendo Switch

Nota do crítico