Saudades daqueles beat'em ups das antigas da era Mega Drive e Super Nintendo? Especialmente daqueles estrelados por heróis da Marvel, como Homem-Aranha e Vingadores?

Pode ficar feliz pois Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order resgata com muita qualidade essa nostalgia e diversão no Switch.

Na real, é um jogo que vem também para preencher um enorme vazio causado pelos filmes do Universo Cinematográfico Marvel no mundo dos games, que é a vontade de controlar os heróis da Casa das Ideias em aventuras simples e sem grandes complicações.

Claro, Spider-Man de PS4 é uma aventura de mundo aberto excelente, Marvel's Avengers da Square Enix promete ação refinada e há um punhado de jogos mobile e RPGs online estrelados por Homem de Ferro, Wolverine e companhia, mas nada tão simples e direto quanto sair distribuindo pancadas sem tanta preocupação.

Ultimate Alliance 3 ainda vai além e apresenta uma jornada construída de forma equilibrada, que usa as HQs como base, mas se aproveita de qualidades de outras mídias sem se prender às suas limitações.

Vamos traduzir? Aqui os Vingadores podem unir forças com os X-Men, o Homem-Aranha, Demolidor, Spider-Gwen, Deadpool e os Inumanos sem qualquer treta de licenciamento. Todos existem no mesmo universo, trabalham em conjunto e enfrentam os mesmos vilões, mas pegam emprestados trejeitos e personalidades de outros lugares.

Os Vingadores e os Guardiões da Galáxia, por exemplo, são claramente inspirados em suas representações nos cinemas, enquanto os X-Men são praticamente retirados do clássico desenho animado do início dos anos 90 e Jessica Jones parece ter saído direto da série da Netflix.

A história joga seguro, não complica e isso é bom: as Jóias do Infinito convenientemente foram parar na Terra e nas mãos de alguns dos piores vilões do planeta, motivo perfeito para vários heróis unirem seus poderes e saírem em buscas das benditas pedras antes que Thanos coloque as mãos nelas.

Na prática temos um jogo de ação, que acelera e simplifica a fórmula dos Ultimate Alliance anteriores. Há botões para pulo e golpes fracos e fortes, assim como habilidades especiais para cada herói. Estes poderes podem evoluir e subir de nível, assim como os próprios personagens, e há certa complexidade para evoluir atributos do grupo inteiro e até customizar skills com uso de ISO-8, um material do universo Marvel que amplifica habilidades.

Seja jogando sozinho ou em multiplayer - que pode ser local em um único Switch, com vários aparelhos no mesmo lugar ou até online - a ação rola com grupos de quatro personagens, que podem ser combinados como quiser. Um aspecto bacana é que certas combinações rendem bonificações, como jogar com um grupo só de Vingadores, só de X-Men, só de mulheres e assim por diante.

Simplicidade não significa necessariamente facilidade e mesmo no nível normal de dificuldade o game traz bom desafio. É necessário aprender bem como usar as habilidades dos seus personagens favoritos, evoluir conforme acumular pontos e materiais para isso e cuidar também de aprimorar os atributos gerais do grupo.

Para ajudar no grinding, é possível encontrar desafios opcionais pelo caminho, que premiam com pontos de experiência, materiais de evolução e até roupas diferentes para os heróis. Além disso, é possível voltar também em capítulos já concluídos para acumular mais XP.

No departamento visual Ultimate Alliance 3 também joga seguro e conta com visuais limpos e coloridos que recriam os visuais mais icônicos de cada personagem, sem grandes ousadias. Tudo feito para agradar os fãs mais hardcore ou a molecada que conheceu os heróis mais recentemente, seja nos filmes do MCU, nos desenhos ou séries.

Infelizmente, como já é padrão em jogos first-party da Nintendo, não há dublagem e legendas em português do Brasil, o que dificulta entender partes da história, algumas piadinhas dos heróis mais fanfarrões e mecânicas para evoluir personagens e habilidades. Um ponto negativo sentido, especialmente considerando que quase todos os outros games recentes com heróis da Marvel, que, como você deve saber, são bem populares aqui no Brasil, contam com pelo menos textos em português.

Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order é um jogo muito divertido e sem grandes complicações, perfeito para juntar a galera e curtir algumas horas de pancadaria e aventura com muitos dos heróis mais queridos da Marvel. Não espere por uma jornada tão robusta quanto a de Marvel's Spider-Man no PS4 ou uma jogabilidade tão variada quanto promete Marvel's Avengers da Square Enix, mas pode contar com muita diversão e um tour bem completo pelos cenários do Universo Marvel.

  • Lançamento

    19.07.2019

  • Publicadora

    Nintendo

  • Desenvolvedora

    Team Ninja

Nota do crítico