O Fundo de Investimento Público, mantido pelo controverso Príncipe Mohammed bin Salman, adquiriu ainda mais em ações da Nintendo. De acordo com a Reuters, em publicação desta quarta-feira (15), a Arábia Saudita aumentou a participação na dona do Switch — o que representa o segundo investimento na empresa apenas no início de 2023. 

O relatório da agência (via Eurogamer) revela que o Fundo agora detém 7,08% da Nintendo. A porcentagem corresponde a um aumento de um pouco mais de 1%, visto que, em janeiro deste ano, o número de ações da Big N detidos pelo país era de 6,07%.

Logo do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita
Reprodução: Al Arabia

A Arábia Saudita investe na Nintendo desde 2022, quando o Fundo adquiriu 5,01% em ações. Na ocasião, a Nintendo disse à Reuters que descobriu sobre o investimento por meio da imprensa. Desde então, a empresa não comentou os demais investimentos. 

Criado com o propósito de diversificar a economia do país diante do investimento internacional cada vez menor no óleo saudita, o Fundo de Investimento Público é uma iniciativa do Príncipe Mohammed bin Salman, uma figura pública tida como controversa. 

Foto do Príncipe Mohammed
Reprodução: US Department State

Em 2021, o prícinpe herdeiro foi acusado pela CIA de ser responsável pelo assassinato de Jamal Khashoggi, jornalista do Washington Post. 

Nomeado primeiro-ministro no último mês de outubro, Salman mantém um governo conhecido por desrespeitar os direitos humanos, com a criminalização da homofobia e a manutenção do conflito com o Iêmen. 

Imagem de Super Mario Odyssey
Reprodução: Nintendo

LEIA MAIS

Além da Nintendo, o fundo criado pelo Príncipe detém ações da Take-Two, Activision Blizzard, Capcom, Koei Tecmo, Nexon e parte considerável da SNK.  


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!