The Division Resurgence é uma experiência surpreendentemente familiar para quem já jogou os dois jogos anteriores da série.

Isso porque, em quase todos os aspectos, Resurgence mantém tudo o que os fãs (e até jogadores casuais) reconhecem da franquia. O que muda, no caso, é a plataforma, com a transição do PC e consoles para dispositivos mobile.

Em entrevista com The Enemy, o Diretor de Live Operations Fabricio Mombelli disse que o projeto foi pensado justamente para "extrair o máximo da experiência que os jogadores adoram em The Division: a movimentação, a parte looter shooter – adaptado, é claro, para o mobile com a interface diferente."

E, testando o jogo no estande da Ubisoft na BGS 2023, não há uma definição melhor.

Tirando os controles, que usavam botões contextuais da tela de toque, toda a experiência lembrava meus tempos jogando o Division original, quase 10 anos atrás. Ainda mais considerando que Resurgence traz de volta a ambientação de Nova York.

No meu teste, tive a chance de explorar um pouco da região, tanto ao redor do QG quanto por seus arredores. Como alguém que não tem tanto costume com o uso de controles na tela de toque, levou um tempo para me acostumar com o combate, mas depois dessa adaptação deu para sentir que a movimentação e o combate são bem intuitivos.

A estrutura das missões também é bem semelhante ao que se espera desse tipo de jogo: uma mulher pediu ajuda para recuperar suprimentos médicos, me levando a ir para um determinado ponto do mapa, marcar caixas e enfrentar ondas de inimigos – recebendo experiência e itens especiais como recompensa.

Em geral, a experiência foi bem estável, ainda que seja importante ressaltar que o teste foi em um ambiente controlado e com um dispositivo mobile específico para os testes.

Pelo menos, Mombelli prometeu que o jogo foi otimizado tanto para celulares topo de linha quanto para modelos mais humildes.

De qualquer forma, é um grande feito ter conseguido adaptar a experiência de The Division praticamente completa para um tipo diferente de plataforma, e mostra a evolução que hardware mobile teve nestes últimos anos.

Como disse o diretor, esses avanços são uma "abertura de possibilidades" para um público maior, e me deixa mais curioso para ver outros projetos da Ubisoft para mobile, como Assassin's Creed JadeSem falar nos jogos que ela pretende trazer para o iPhone 15 Pro.

The Division Resurgence, enquanto isso, não tem data de lançamento definida, mas um novo teste beta fechado deve acontecer em breve.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!