A Qualcomm anunciou nesta terça-feira (09) o lançamento de três novas plataformas Snapdragon para dispositivos móveis, todas focadas em trazer funcionalidades antes restritas à série de topo de linha Snapdragon 800 a modelos de smartphones mais acessíveis.

As três plataformas são baseadas no tripé games, inteligência artificial e câmeras, e atendem à uma mudança no padrão de consumo global de usuários de smartphones.

De acordo com Hélio Oyama, diretor de produtos da Qualcomm Brasil, a empresa observa uma "tendência de maturação" em mercados como Índia, China e Brasil, com consumidores que já ultrapassaram modelos básicos e agora buscam dispositivos intermediários e intermediários-premium em novas compras.

Por conta dessa transformação, as famílias Snapdragon 700 e Snapdragon 600 já representam 30% das unidades vendidas hoje pela Qualcomm às fabricantes de smartphones.

Primeiro novo modelo apresentado, o Snapdragon 730 é o sucessor do Snapdragon 710, fabricado no processo de 8 nanômetros, e conta com sistemas de inteligência artificial de 4ª geração – capaz dobro de processamento de IA em relação ao antecessor. Fabricado no processo de 8 nanômetros,

Além de permitir captura intuitiva de imagens, o modelo também suporta fotos de até 192 megapixels (múltiplas câmeras) e vídeos 4K HDR com efeito retrato (bokeh). Com o modem X15, o chip poderá atingir velocidades de download 800 Mbps.

Já o Snapdragon 730G tem o objetivo de permitir uma melhor experiência para jogadores "hardcore" em dispositivos móveis. A nova plataforma móvel proporciona até 15% mais agilidade na renderização gráfica dos jogos – quando comparado ao Snapdragon 730.

A plataforma permite ainda jogos HDR e utiliza a biblioteca gráfica Vulkan 1.1 - que traz um consumo de bateria 20% menor do que OpenGL ES. Por fim, o sistema embarca um gerenciador de latência de Wi-Fi, desenhado para verificar constantemente qual a melhor rede o usuário se conectar durante jogos.

Por fim, o Snapdragon 665 – successor do Snapdragon do 660 – combina bom desempenho com consumo econômico de bateria, além do processamento de rotinas de inteligência artificial até duas vezes mais veloz do que o antecessor.

No fronte de câmeras, o 665 terá suporte para lentes de até 48 megapixels, três câmeras, resolução 4K em vídeos e slow motion 240 FPS a 720p. Aliadas às capacidades de AI, o 665 permite detecção de contexto da cena para fotos, além de efeito bokeh automático – mesmo com uma única câmera.

Em termos de conexão, a plataforma embarca um modem X12, que permite agregação de banda 4.5 G e até 600 Mbps de conexão.

Segundo a Qualcomm, os primeiros dispositivos embarcados com os novos Snapdragon 665, Snapdragon 730 e Snapdragon 730G chega aos primeiros mercados globais ainda este ano. Não há informações sobre quais serão as primeiras fabricantes a disponibilizar smartphones com as novas plataformas.