Não é só o Meta que quer construir um metaverso, aparentemente a Niantic — desenvolvedora de Pokémon GO — também quer. 

A empresa está lançando uma plataforma para construir o que chama de “metaverso do mundo real”. Ela tem o nome de Lightship e é construída em torno das partes necessárias para unir o mundo digital e o real.

John Hanke, CEO da Niantic, mencionou que o Lightship permitirá que os aplicativos móveis identifiquem se a câmera do usuário está apontada para o céu ou para a água, mapeie as superfícies e a profundidade de um ambiente em tempo real ou coloque um objeto virtual atrás de um físico.

Muito conhecida por Pokémon GO, Hanke diz que a empresa está abrindo o cofre de tecnologia que tem usado para construir seus produtos para ajudar outros a construir aplicativos de RA em escala planetária.

A plataforma está em desenvolvimento há algum tempo, mas, a partir de segunda-feira (15) estará aberto para qualquer desenvolvedor acessar. A maior parte do kit de ferramentas do software é gratuita, embora a Niantic irá cobrar por um recurso que pode permitir que vários dispositivos acessem experiências de RA compartilhadas simultaneamente.

Eles também se comprometeram com US$20 milhões para financiar novas empresas que criam aplicativos de RA. Além disso, eles também já estão planejando uma grande atualização do Lightship para o próximo ano, construindo o que Hanke chama de “sistema de posicionamento virtual” para óculos AR.

Ao usar o novo sistema, os óculos serão capazes de entender exatamente onde estão no mundo real, o que permitirá que objetos virtuais (como um Pikachu) permaneçam persistentemente em locais do mundo real.

Apple e Meta também já estão trabalhando na construção de ferramentas de software semelhantes, mas Hanke acredita que o suporte do Lightship para iOS e Android o tornará uma oferta atraente para os desenvolvedores. 

Mas, ao contrário do metaverso de Mark Zuckerberg, Hanke é contra a ideia de que a tecnologia tire as pessoas do mundo real. Ele quer que os desenvolvedores da Niantic e Lightship criem aplicativos de RA que mantenham as pessoas engajadas com o físico.