Em meio a tantos lançamentos para as mais variadas plataformas, é muito legal e motivo de orgulho ver jogos brasileiros com tanta qualidade que foram lançados em 2018.

Neste clima de fim de ano e retrospectivas, aproveito a oportunidade para relembrar dez títulos nacionais que se destacaram ao longo da temporada. Lembrou de outro? Diga nos comentários!

Dandara

PS4/Xbox One/Switch/PC/Android/iOS
A produção do estúdio mineiro Long Hat House trouxe boa dose de inovação ao renovado gênero Metroidvania, além de pixel art 2D de altíssima qualidade e muitas referências à cultura brasileira.

Crédito: Divulgação

Distortions

PC
Depois de quase dez anos em desenvolvimento, finalmente foi lançado o game brasileiro Distortions. O jogo da produtora Among Giants conta a história de Menina, que acorda em um mundo surreal após um acidente de carro. Ela pode modificar o ambiente em tempo real usando um violino mágico para enfrentar criaturas estranhas.

Crédito: Divulgação

Heavy Metal Machines

PC
Gratuito para jogar, Heavy Metal Machines é um MOBA distópico criado pelo estúdio Hoplon, o mesmo de Taikodom. Jogadores controlam carros com habilidades especiais em disputas frenéticas que contam com a voz de Larry Huffman, narrador do lendário Rock'n'Roll Racing.

Crédito: Divulgação

Horizon Chase Turbo

PS4/Xbox One/Switch/PC
Sucesso absoluto no smartphones, o game de corrida inspirado em Top Gear chegou neste ano aos consoles e PC com ainda mais qualidade. O título do estúdio gaúcho Aquiris apresentou gráficos retrabalhados, modo multiplayer em tela dividida e novas opções de partida e carros.

Crédito: Divulgação

Looney Tunes: Mundo Insano

Android/iOS
Mais uma produção da Aquiris, desta vez sob encomenda da Warner Bros. Mundo Insano é um RPG mobile gratuito que traz 70 personagens das animações clássicas, incluindo ícones como Pernalonga, Patolino, Piu-Piu, Eufrazino, entre outros.

Crédito: Divulgação

Mônica e a Guarda dos Coelhos

PS4/Xbox One/Switch/PC
Após anos longe dos principais consoles do mercado, a Turma da Mônica volta a brilhar em um jogo cooperativo inspirado em No Heroes Here. O objetivo é trabalhar em equipe para defender castelos de hordas de monstros de sujeira e a produção é do estúdio paulistano Mad Mimic.

Crédito: Divulgação

Ninjin: Clash of Carrots

PS4/Xbox One/Switch/PC
Misto de beat'em up com jogos de nave, Ninjin oferece multiplayer cooperativo tanto local quanto online. Em desenvolvimento desde 2012, a história do game do estúdio Pocket Trap mostra os heróis Ninjin e Akai em uma aventura épica por uma versão caricata do Japão feudal para recuperar todas as cenouras da vila em que moram.

Crédito: Divulgação

Pixel Ripped 1989

PS4/PC
Este game de realidade virtual é criação da desenvolvedora Ana Ribeiro, que iniciou o projeto como trabalho de conclusão de curso de mestrado que fez na Inglaterra. Pixel Ripped tem como protagonista a menina Nicola e passa por várias idades diferentes da vida dela – jogando consoles e títulos diferentes ao longo do caminho.

Crédito: Divulgação

Starlit on Wheels

Android/iOS
Enquanto Mario Kart não chega aos smartphones a série Starlit apresenta sua própria versão de corridas coloridas e divertidas cheias de power ups. O game da produtora gaúcha Rockhead chega repleto de conteúdo, incluindo diversas fases no modo campanha, torneios online e um robusto editor de pistas.

Crédito: Divulgação

Sword Legacy Omen

PC
Criado pelos estúdios brasileiros Firecast Studio e Fableware Narrative Design, Sword Legacy é distribuído pela Team17 e combina batalhas estratégicas com customização de personagem e exploração em mundo de temática de fantasia medieval.

Crédito: Divulgação