Criei uma rotina todo dia de manhã quando acordo, e além de fazer tudo o que preciso: lavar o rosto, escovar os dentes, tomar café da manhã (sim, sou cringe) e ligar meu PC pra começar a trabalhar, eu também abro meu celular uma meia horinha antes do meu horário começar pra cuidar da minha ilha - e não, não estou falando da ilha para qual Tom Nook te leva em Animal Crossing.

A ilha da qual eu me refiro é a Cozy Grove, do jogo de mesmo nome, na qual todos os dias de manhã preciso tentar retornar um pouquinho de vida e cor a ela. 

Cozy Grove é um jogo de simulação feito pelo estúdio indie norte-americano Spry Fox e em muito se assemelha com a franquia de sucesso da Nintendo, Animal Crossing: New Horizons, mas traz mecânicas específicas que fazem com que o jogo seja singular.

Animal Crossing mais assombrado e menos capitalista

No game da Nintendo, Tom Nook traz à tona seu lado capitalista e nos leva para uma ilha deserta e nos dá a chance de recomeçar a vida lá, mas, é claro, por um preço - muito alto, diga-se de passagem -.

Em Cozy Grove, você é transportado para uma ilha - que não é tão deserta assim, você vai descobrir! - e é apresentado como um Escoteiro Espiritual, um tipo de escoteiro que tem a missão de ajudar espíritos presos no mundo. Para isso, você precisa alimentar uma fogueira chamada Flamey no centro da ilha com o que o jogo chama de “Madeira Espirital”. Ao alimentá-la, você garante um pouco de vida e cor a sua ilha e ela também te ajuda a expandir o alcance cada vez mais.

Para conseguir as madeiras para alimentar Flamey, você precisa completar pequenas missões para os integrantes fantasmas da ilha - como ajudar o urso-correio fantasma a encontrar correspondências perdidas pela filha, por exemplo -, e assim que finalizar a missão, você vê a cor voltando em pequenos espaços ao redor desses integrantes, que te recompensam sempre com algum item importante, às vezes com Madeira Espiritual, às vezes com outros tipos de itens.

Hey, pegue leve!

Os desenvolvedores de Cozy Grove criaram o jogo com a premissa de não manter o jogador logado por muito tempo.Tá tudo bem se desconectar e aproveitar sua vida fora da telinha do seu celular, console ou PC.

Pra mim, foi uma faca de dois gumes. É bom não me sentir pressionada para terminar um jogo ou aproveitar todo seu conteúdo o mais rápido possível, mas acho que Cozy Grove pecou um pouquinho na quantidade de possíveis coisas a se fazer antes de limitar tudo a outro dia. Me senti um pouco frustrada em alguns momentos quando já não haviam mais coisas para fazer na ilha e eu ainda não estava satisfeita de jogar.

Explico: nos primeiros dias de jogo, pode ser muito chato ter que esperar o próximo dia pra precisar fazer algo ou ter o que fazer no jogo. Algumas missões, inclusive, não foram feitas para serem terminadas em um dia, você vai levar um pouco mais de tempo pra isso. Como, por exemplo, quando eu preciso comprar algo do panda vendedor mas ele não está na ilha, e preciso esperar ele aparecer pra isso.

Como eu falei, no começo, pode parecer chato e entediante ficar vagando pela ilha sem nada o que fazer, o que te faz instantaneamente fechar o jogo à procura de outra coisa. As coisas melhoram com o tempo, a partir do momento em que você tem mais fantasmas na ilha pra ajudar, mais coisas tem que fazer, mas muitas pessoas não esperam chegar nesse ponto e provavelmente acabam largando o jogo no início.

Como a proposta do jogo é ser algo bem relaxante e tranquilo, eu não larguei ele quando aconteceu comigo de ficar sem ter o que fazer nos primeiros 20 minutos da 1 ou 2 vez que abria o jogo, então continuei e posso dizer que não me arrependo. 

Hoje, consigo equilibrar muito bem e entender o meu tempo gasto no jogo e a Spry Fox me ajudou muito com isso fazendo esse tipo de mecânica pro jogo funcionar.

É claro que eu consigo estender um pouquinho minha permanência no jogo mesmo sem missões para o dia: eu ainda posso limpar meu acampamento, recolher alguns recursos extras, extrair minérios de pedras, adicionar decorações e eventualmente pescar alguns peixes.

O jogo usa o mesmo horário da vida real como base, por isso, se você abrir ele no período da noite, vai precisar andar pelo acampamento com uma lamparina para iluminar seu caminho. E só quando o dia termina, de fato, você consegue abrir novas missões.

Onde está o Wally?

A maioria das missões faz com que você precise procurar por itens que estão perdidos na ilha, se tornando uma grande brincadeira de “Onde está o Wally?”, o que pra mim, é bem divertidinho. Conforme sua ilha aumenta, a dificuldade de encontrar as coisas - que muitas vezes estão bem escondidas atrás de alguma coisa - também aumenta, é claro, mas você nunca vai ficar travada nisso porque, caso prefira, existe um urso guarda-florestal que pode te vender dicas de onde estão os objetos escondidos por apenas 100 moedas.

Você pode encontrar os objetos em qualquer lugar da ilha, independente de estarem com cor ou não. E, do lado direito superior da tela, onde mostra quais são suas missões ativas, você consegue pequenas dicas de lugares onde eles podem estar, como “acho que eu esqueci perto de uma cadeira de praia” e coisas do tipo.

Conforme você anda na ilha, alguns objetos vão se tornando transparentes para que você possa passar e ver através deles, então é fácil dar uma voltinha e procurar por objetos escondidos atrás das coisas.

Às vezes, você precisa cavar algum buraco, mexer em alguns montes de folhas no chão, bagunçar pilhas de ossos ou destruir montes de areia para encontrar os objetos também.

Vida de escoteiro

Nunca fui escoteira, mas sempre tive muita vontade. Cheguei a visitar alguns lugares e pensei em me inscrever no grupo da minha cidade, mas nada que foi pra frente. O jogo me dá essa possibilidade e me incentiva com diversos distintivos que posso ganhar conforme for realizando as missões ou mesmo ações básicas do dia-a-dia. 

Os distintivos do jogo são os achievements de qualquer outro jogo, mas esses tem um gostinho especial por causa da temática. Todos eles são extremamente fofos e você fica querendo alcançar todos o quanto antes.

Também é possível completar uma coleção de todos os itens encontrados na ilha ao levá-los para o urso marinheiro que está na praia. Entregando-os a ele, você arquiva na coleção e ele te dá alguma recompensa pelo item, como gemas ou mesmo dinheiro.

Pequenos defeitos - pequenos mesmo!

É claro que Cozy Grove não é perfeito. Existem alguns pequenos detalhes que podem incomodar e vamos falar um pouco deles também.

A falta de função aparente para alguns dos itens encontrados é um deles. Você eventualmente vai mexer em algum arbusto ou cavar um buraco no chão e encontrar batatas, nozes ou cogumelos. E existe uma variedade boa desses itens, mas que, no final das contas, servem para o mesmo propósito: queimar na fogueira central para fazer um único tipo de prato ou alimentar seus animais de estimação (você pode ter pássaros ou renas).

Outra coisa que me incomodou bastante a princípio foi a falta de clareza com o que fazer com alguns itens. Alguns são utilizados para receitas, mas você precisa descobrir isso por si só, alguns servem para alimentar seus animais. E, falando em animais, às vezes eles estão com fome de algum item de uma receita específica e não existe nada que te guie a respeito disso. Você pode descobrir como fazer sozinho ou deixar seu pássaro morrer de fome.

Os itens de decoração, além da óbvia função de decorar, também servem para ser colocados perto de certos arbustos, animais ou flores, porque cada um deles tem especificações sobre o que “gostam” e “não gostam”. E cada vez que você faz alguma coisa que está na lista favorável dos itens, eles te dão mais recompensas, como quando você alimenta seu pássaro e ele te dá uma “essência de pássaro”, se ele estiver feliz e com mais coisas que gosta ao seu redor, ele vai te dar três - e não só uma - essências.

Jogue onde quiser

Eu jogo Cozy Grove no meu celular porque recentemente fiz a assinatura do Apple Arcade e resolvi testá-lo - e foi assim que acabei me apaixonando pelo jogo. Mas você pode escolher entre Nintendo Switch, PC, Playstation 4, Xbox One ou Xbox Series X.

Para um jogo mobile, no qual eu passo pouco tempo, me serve muito bem. Como eu já falei, depois das minhas rotinas matinais, abro ele pra começar a restaurar a vida da minha ilha. Posso levar o celular para qualquer lugar e fazer alguma outra coisa enquanto cuido dela.

Para jogar Cozy Grove no celular, você precisa de uma assinatura do Apple Arcade, que custa R$9,90 por mês (com o primeiro mês grátis).

Aconchegante e simples

Para aqueles que estão na dúvida sobre jogar Cozy Grove, posso dizer para quem o façam. Mesmo com algumas coisas negativas, nada impacta tanto na jogabilidade e o game ainda entrega uma experiência que vai te prender e te fazer se sentir aconchegado em sua ilha para uma rápida sessão de jogatina.

Cozy Grove reúne os elementos de um jogo de simulação e entrega o que pode se esperar de um jogo - principalmente - mobile que só quer que você se divirta restaurando a vida e a cor a sua ilha e conhecendo os ursos fantasmas que lá habitam, que sempre tem uma boa história ou pitadas de humor para melhorar sua experiência como um todo.

Sem contar no estilo visual do game, que é todo desenhado a mão com diversos animais fofos, com cantinhos da ilha que você facilmente poderia passar uma tarde inteira descansando e personagens carismáticos que te prendem e te fazem amá-los desde a primeira vista. O aspecto musical também conta bastante: com uma trilha sonora leve e tênue, você se sente cada vez mais relaxado enquanto está jogando.

É uma boa pedida para quem gostou da ideia de Animal Crossing: New Horizons mas não tem um Nintendo Switch, por exemplo. Ou para quem quer se divertir e relaxar em um joguinho que não vai consumir muito do seu tempo diário.

Nota do crítico