Qualquer pessoa que decidir baixar jogos novos com frequência no celular terá de lidar com uma realidade bastante incômoda: seja no Android ou no iOS, você, provavelmente, não conseguirá jogar duas partidas sem ter de assistir a um anúncio. Ainda bem que alguns jogos, como Crash Bandicoot: On the Run!, não seguem por esse caminho.

Crash correndo com Aku Aku.
King.

No mais recente jogo para celular do eterno marsupial laranja (que é de 2021), jogadores precisam, como você já deve imaginar, correr em direção ao fundo da tela, no maior estilo Subway Surfers ou Temple Run. O diferencial está no que enfrentamos ao final da fase.

Sim. Ao contrário de outros "runners", como são conhecidos esses jogos nos quais o protagonista apenas corre em direção ao fundo de uma fase, em Crash Bandicoot: On the Run!, os jogadores precisam enfrentar um chefão.

LEIA MAIS

A menos que se trate de uma fase de coleta, que funciona de maneira mais semelhante aos runners tradicionais (com a diferença de que a finalidade é coletar ingredientes para criar itens que nos permitirão seguir com a história).

Explosão de Nitro.
King.

O jogo é extremamente simples, mas funciona bem. E, obviamente, todos os elementos fundamentais de Crash estão lá: Coco Bandicoot nos acompanha, Aku Aku pode ser encontrado, caixas de nitro nos atrapalham no caminho e assim por diante.

Mais do que qualquer outro ponto, o que talvez chame a atenção de muitos jogadores é o fato de que Crash Bandicoot: On the Run! não nos entope de propagandas tanto quanto outros jogos de Android e iOS.

Existem, sim, anúncios em vídeo que podemos assistir para ganhar itens, por exemplo. Contudo, nada que se compare ao recentemente comentado Sonic Forces, por exemplo, em que anúncios em vídeo aparecem entre uma corrida e outra inevitavelmente.

Crash segurando fruta.
King.

Poder jogar ao menos duas fases sem ser importunado com anúncios em vídeo é um privilégio — e jogadores de Crash Bandicoot: On the Run! podem comemorar a ausência dessa praga dos jogos mobile no título.

Temos de nos lembrar, sim, de que muitos desenvolvedores independentes dependem de anúncios em vídeo para conseguir algum dinheiro com o próprio trabalho. Ao mesmo tempo, existem títulos com propostas extremamente simples nos quais as partidas em si são mais curtas do que o tempo que passamos assistindo aos anúncios, praticamente. Quando não há equilíbrio, fica difícil defender.

Ainda bem que Crash Bandicoot: On the Run! existe como uma alternativa para fãs do marsupial que querem pelo menos um pouco menos de propagandas — e mais referências a uma das séries mais clássicas dos jogos.