Split Studio FIST Games estão desenvolvendo um jogo derivado da premiada animação brasileira O Menino e o Mundo. Batizado de As Crianças do Mundo, o game está em desenvolvimento para PlayStation 4, Xbox One e PC (Win/Mac/Linux).

"O jogo As Crianças do Mundo pode ser considerado um desdobramento transmídia do filme O Menino e o Mundo, uma vez que se utiliza da mesma estética visual e de animação do longa-metragem," a Split explicou em edital. "Contudo, apesar de compartilharem do mesmo mood e timing , as duas obras contém histórias e personagens diferentes e, com isso, resolução de conflitos diferentes também. Por isso, é correto dizer que o jogo se propõe a recriar e ampliar o universo original da obra, ao invés de simplesmente adaptá-la ao formato de jogos."

Em As Crianças do Mundo, os jogadores poderão constuir e customizar seus personagens e embarcar numa jornada para resgatar as crianças interiores aprisionadas nos adultos embrutecidos do mundo. "Para 'resgatar' as crianças nestas adultos será preciso que o jogador exercite sua empatia e se interesse pelo conflito apresentado. Esse protagonismo do exercício da empatia representa uma inovação em relação ao conceito tradicional dos jogos, que incentiva a competição, ou cooperação, apenas com o objetivo de 'vencer' ou 'ser o melhor,'" detalhou o estúdio.

"Diferentemente da maioria dos jogos, não há, em As Crianças do Mundo, o objetivo de somar pontos, acessar níveis ou comprar e vender itens," eles explicaram. "O jogo desafiará o jogador ao colocá-lo na vulnerável posição de uma pequena criança que, apesar de já compreender e interagir com grande parte dos acontecimentos ao seu redor, ainda não tem idade suficiente para entender as complexas relações humanas e suas contradições."

As Crianças do Mundo vai seguir o mesmo esitlo visual da animação, que foi indicada ao Oscar, e terá o mesmo idioma não verbal utilizado no filme, mas contará com personagens e histórias diferentes. O visual continuará 2D e ainda não há previsão de lançamento.