John McAfee, homem responsável por criar o antivírus McAfee, foi encontrado morto hoje (23) em uma cela em Barcelona, na Espanha. O empresário estava preso preventivamente devido a investigações de fraudes fiscais. A polícia não divulgou informações oficiais sobre a causa da morte.

McAfee tinha 75 anos e aguardava uma extradição para os Estados Unidos. Ele se envolveu em muitas polêmicas nos últimos anos, entre elas, a acusação de sonegar mais de U $10 milhões impostos no país da América do Norte, entre 2014 e 2018.

A quantia devida pelo empresário tinha origem em atividades de consultoria, conferências e venda de direitos para fazer um documentário sobre sua vida, além de movimentações com criptomoedas, um recente interesse. As informações são da agência Reuters e foram publicadas pelo G1.

A prisão por sonegar impostos não foi o primeiro problema de McAfee com a Justiça. Em 2012, uma corte de Belize, considerou o empresário um dos suspeitos do assassinato de seu vizinho à época.

McAfee chegou a ser considerado fugitivo no caso. No meio das investigações, o fundador do antivírus escapou para a Guatemala, onde foi encontrado e deportado aos EUA.