Um filme para adaptar Mass Effect teve sua produção interrompida após os roteiristas sentirem que estavam "lutando" contra a história e não fazendo justiça aos jogos.

Diretor do projeto, Marc Walters relatou ao Business Insider que uma série de TV seria melhor para adaptar Mass Effect, mas, os altos custos de produção, podem também inviabilizar a ideia.

Segundo o diretor, não existe uma história ideal dos jogos que possa ser contada apenas em duas horas, como em um filme.

"Se você vai contar uma história tão elaborada como a de Mass Effect, a TV é a maneira de fazê-lo. Há uma maneira natural de se adequar bem ao conteúdo episódico", disse Walters.

O filme de Mass Effect foi anunciado há 10 anos e estava a cargo da Legendary Pictures. A produção passou pelas mãos de Avi Arad, dos filmes clássicos do Homem-Aranha da Sony.

O produtor acabou deixando a ideia de lado para focar nas adaptações para os cinemas de Metal Gear Solid, Borderlands e o filme de Uncharted.

Sem o filme, a novidade mais recente da franquia da BioWare é a coletânia Mass Effect Legendary Edition, que está disponível para PCPS4 e Xbox One, com compatibilidade para PS5 e Xbox Series X/S.