A IBM  apresenta oficialmente nesta segunda-feira (19) durante seu evento Think, em Las Vegas, o seu mais novo computador menor do que um grão de sal.

Com aproximadamente um milímetro quadrado, o computador tem uma capacidade computacional equivalente a um chip x86 da década de 90.

Nas imagens de divulgação do sistema (via Mashable), é possível vê-lo montado em conjunto ou sobre uma única placa-mãe, o que deixa o sistema completo menor que um grão de sal. Veja abaixo:

Reprodução/IBM

Cada um dos computadores deverá custar menos de 10 centavos para ser produzido e a ideia é que sejam utilizados como "âncoras de criptografia", analizando e interagindo com dados para autenticação de produtos. Na prática, a ideia é que o hardware seja embedado a outros produtos para garantir sua origem legítima, combatente produtos piratas através de uma rede de autenticação em blockchain.

"Essas tecnologias abrem caminho para novas soluções de segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e proveniência de bens de luxo", afirmou  Arvind Krishna, chefe de pesquisa da IBM, sobre as potenciais aplicações do sistema.

A empresa diz ainda estar testando os primeiros protótipos da máquina, mas espera que o modelo chegue "em breve" ao mercado.