A IBM  apresenta oficialmente nesta segunda-feira (19) durante seu evento Think, em Las Vegas, o seu mais novo computador menor do que um grão de sal.

Com aproximadamente um milímetro quadrado, o computador tem uma capacidade computacional equivalente a um chip x86 da década de 90.

Nas imagens de divulgação do sistema (via Mashable), é possível vê-lo montado em conjunto ou sobre uma única placa-mãe, o que deixa o sistema completo menor que um grão de sal. Veja abaixo:

Cada um dos computadores deverá custar menos de 10 centavos para ser produzido e a ideia é que sejam utilizados como "âncoras de criptografia", analizando e interagindo com dados para autenticação de produtos. Na prática, a ideia é que o hardware seja embedado a outros produtos para garantir sua origem legítima, combatente produtos piratas através de uma rede de autenticação em blockchain.

Reprodução/IBM

"Essas tecnologias abrem caminho para novas soluções de segurança alimentar, autenticidade de componentes fabricados, produtos geneticamente modificados, identificação de objetos falsificados e proveniência de bens de luxo", afirmou  Arvind Krishna, chefe de pesquisa da IBM, sobre as potenciais aplicações do sistema.

A empresa diz ainda estar testando os primeiros protótipos da máquina, mas espera que o modelo chegue "em breve" ao mercado.