Até o momento, sabe-se que a Sony e a Microsoft pretendem lançar seus próximos consoles, PlayStation 5 e Xbox Series X, respectivamente, no final de 2020. Contudo, analistas de mercado prevêem que esse acontecimento pode sofrer atrasos (via Forbes).

Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou oficialmente que os crescentes surtos de COVID-19, mais conhecido como coronavírus; chegou ao estado de pandêmia na última semana. 

Com isso, obviamente, a economia mundial será afetada e os videogames fazem parte deste espectro. De acordo com a DFC Intelligence, empresa voltada ao marketing de jogos, o COVID-19 poderá impactar fortemente (a curto prazo) a entrega dos console da nova geração.

Ainda de acordo com a análise da companhia, caso a Sony e a Microsoft consigam cumprir o prazo estipulado, os videogames podem chegar ao mercado com um preço maior e em unidades limitadas.

"Existem fortes indícios de que um ou ambos os consoles não serão lançados em 2020. Se forem lançados, o estoque provavelmente será restrito e o preço inicial será maior do que o esperado", afirma a DFC Intelligence.

"Atualmente, a economia está em estado de incerteza. [E] mesmo que a situação melhore em algumas semanas, a capacidade de fabricar e lançar um novo videogame já foi bastante prejudicada", acrescenta.

A companhia de marketing ainda diz que o PS5 e o Xbox Series X podem ser lançados apenas para "suprir a demanda do consumidor", e que a Sony e a Microsoft terão dificuldades em lançar videogames que atendam às expectativas.

"Dada a situação atual, esperar e se garantir que [os jogadores] recebeam produtos bons inicialmente é a escolha mais prudente", afirma a DFC Intelligence. Entretanto, a previsão de lançamento dos novos consoles permanece sendo final de 2020.