A Intel terá proteções de hardware que ajudarão a mitigar possíveis impactos da falha Spectre nas novas CPUs da companhia, afirmou Brian Krzanich, CEO da empresa, em um post no blog da Intel nesta quinta-feira (15).

De acordo com o executivo, as mitigações são apelidada de "patições" e potegem as CPUs do Spectre. A empresa continuará desenvolvendo sistemas de software para mitigação da variante Meltdown.

"Pense nesta partição como 'paredes de proteção' adicionais entre as aplicações e os níveis de privilégio do usuário para criar um obstáculo para agentes ruins", explicou Krzanich.

Com as melhorias de hardware, a expectativa é que o impacto na performance de sistemas seja reduzido em relação à mitigações de software.

As mitigações de hardware estarão disponíveis nas CPUs de próxima geração (Cascade Lake), assim como nos chips de oitava geração que chegam no segundo semestre deste ano.

"Ao trazer esses novos produtos ao mercado, garantir que eles ofereçam as melhorias de desempenho que as pessoas esperam de nós é crítico", afirmou o CEO. "Nosso objetivo é oferecer não apenas o melhor desempenho, mas também o melhor desempenho seguro".

Sistemas antigos da Intel, por sua vez, ainda dependerão de atualizações de firmware para proteção contra as falhas Spectre e Meltdown. A boa notícia, no entanto, é as atualizações já estão disponíveis para todas as CPUs lançadas nos últimos cinco anos, revelou a Intel.