A Samsung revelou oficialmente nesta quarta-feira (14) o Enynox 9820, processador de topo de linha que será embarcado nos principais smartphones da companhia a partir do ano que vem.

O processador é o primeiro da empresa a vir com a chamada NPU, uma unidade de processamento neural dedicada aumentar a capacidade computacional de inteligência artificial do chip.

Na prática, isso significa que o Exynos 9820 terá mais agilidade para, por exemplo, ajustar as definições de câmera instantemente, baseado no reconhecimento de objetos ou de cenários a serem fotografados.

"À medida que os serviços relacionados à inteligência artificial se expandem e sua utilização se diversifica em dispositivos móveis, seus processadores exigem maior capacidade e eficiência computacional", afirmou Ben Hur, vice-presidente de marketing da Samsung Electronics.

Além das melhorias em inteligência artificial, o Exynos 9820 promete um desempenho até 20% superior ao de seu antecessor, o Exynos 9810, em termos de núcleo único e 15% multinúcleo. O chip também é 40% mais eficiente em consumo de energia.

A produção em massa do Exynos 9820 começa ainda neste ano. A expectativa é que o chip desembarque em dispositivos como o futuro Galaxy S10 e no Galaxy F.